A União Europeia anunciou uma proposta para padronizar as entradas de carregadores de celulares e outros dispositivos eletrônicos em seu território. Segundo o Gizmodo, a ideia é que o padrão USB-C seja adotado por todas as empresas fabricantes de eletrônicos, para facilitar a vida do consumidor e também diminuir a produção de lixo eletrônico relacionado a isso.
A proposta diz que as empresas vão precisar informar os consumidores sobre a velocidade e características de carregamento, para que todos saibam se os carregadores que já possuem são compatíveis com os novos produtos. Além de smartphones, a regra valeria também para tablets, câmeras, fones de ouvido, caixas de som, entre outros produtos.
Com a mudança, a União Europeia também quer que os carregadores sejam vendidos separadamente dos dispositivos, ou seja, ao comprar um novo celular, o consumidor não terá um novo carregador, mas terá a garantia da entrada padronizada para utilizar o que já tem.
- iPhone 13 chegará ao Brasil com preços entre R$ 6.599 e R$ 15.499
- Apple é notificada pelo Procon-SP pela venda de iPhones sem carregador
O padrão USB-C já é utilizado por diversas empresas, mas o site ressalta que a Apple manifestou estar preocupada com a proposta. "Continuamos preocupados que uma regulamentação restrita a apenas um tipo de conector sufoque a inovação ao invés de encorajá-la, algo que prejudica os consumidores na Europa e no mundo", afirmou a empresa em comunicado.
Apesar do argumento, membros da comissão afirmam que já foi dado tempo suficiente para que as empresas apresentem soluções: "Os consumidores europeus estão frustrados há muito tempo com carregadores incompatíveis amontoados em suas gavetas", afirmou Margrethe Vestager, que faz parte do grupo.
Se a proposta for aprovada, as empresas terão 24 meses (2 anos) para se adequar às novas normas do território.