Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Russo é voluntário para primeiro transplante de cabeça
Ciência e Tecnologia

Russo é voluntário para primeiro transplante de cabeça

“Não vejo nenhuma outra forma de me tratar”, diz ele sobre sua doença

Jefferson Sato
Jefferson Sato
05.set.16 às 19h08
Atualizado há quase 9 anos
Russo é voluntário para primeiro transplante de cabeça

O primeiro transplante humano de cabeça está para acontecer. Pelo menos se isso depender do russo Valery Spiridonov (imagem), de 31 anos. O motivo seria sua doença, a Síndrome de Werdnig-Hoffmann, que causa atrofia em seus músculos e perda de funções motoras. De acordo com ele, esta seria a única forma de salvar a própria vida.

“Remover todas as partes doentes, exceto a cabeça, seria ótimo no meu caso”, comenta Spiridonov em entrevista para a revista norte-americana The Atlantic.

O transplante será feito pelo neurocirurgião italiano Sergio Canavero, que alega já ter realizado o procedimento em um macaco. De acordo com ele, o animal sobreviveu por 20 horas depois da cirurgia, embora esta afirmação ainda não tenha sido confirmada.

Apesar do entusiasmo de Spiridonov para ter um novo corpo, o caso precisa ser mais estudado pelos responsáveis e, por enquanto, ainda não há uma previsão para acontecer.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais