Astrônomos acreditam que dois objetos encontrados recentemente formam o primeiro sistema binário de planetas identificados fora do Sistema Solar. Os corpos celestes foram descobertos por Daniella Gagliuffi, estudante da Universidade da Califórnia, e apresentados no American Astronomical Society, encontro realizado em San Diego, em Junho.
“Eles provavelmente são irmãos”, comentou Gagliuffi para o site Space.com sobre dois astros, que estão entre planetas gigantes de gás e anãs marrons em termos de massa. Estudos também revelam que os objetos em questão têm tamanho e idade similares.
Os astros descobertos ficam a 65 anos luz da Terra, dentro de um conjunto de estrelas que, por sua formação, normalmente separariam os objetos da região. No entanto, de acordo com o estudo, por conta da proximidade dos dois corpos, a interação com as outras estrelas na verdade aproxima a dupla.
No Sistema Solar, Plutão e sua maior lua, Caronte, são considerados um sistema binário por terem massas similares, fazendo com que o centro gravitacional esteja localizado fora do planeta.