Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Primeiros planetas binários fora do Sistema Solar são encontrados
Ciência e Tecnologia

Primeiros planetas binários fora do Sistema Solar são encontrados

Objetos estão a 65 anos luz da Terra

Jefferson Sato
Jefferson Sato
20.set.16 às 13h47
Atualizado há mais de 8 anos
Primeiros planetas binários fora do Sistema Solar são encontrados

Astrônomos acreditam que dois objetos encontrados recentemente formam o primeiro sistema binário de planetas identificados fora do Sistema Solar. Os corpos celestes foram descobertos por Daniella Gagliuffi, estudante da Universidade da Califórnia, e apresentados no American Astronomical Society, encontro realizado em San Diego, em Junho.

“Eles provavelmente são irmãos”, comentou Gagliuffi para o site Space.com sobre dois astros, que estão entre planetas gigantes de gás e anãs marrons em termos de massa. Estudos também revelam que os objetos em questão têm tamanho e idade similares.

Os astros descobertos ficam a 65 anos luz da Terra, dentro de um conjunto de estrelas que, por sua formação, normalmente separariam os objetos da região. No entanto, de acordo com o estudo, por conta da proximidade dos dois corpos, a interação com as outras estrelas na verdade aproxima a dupla.

No Sistema Solar, Plutão e sua maior lua, Caronte, são considerados um sistema binário por terem massas similares, fazendo com que o centro gravitacional esteja localizado fora do planeta.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais