Um grupo de cientistas realizou um novo estudo em Marte que captou pela primeira vez a velocidade do som do planeta vermelho. O registro veio através da sonda Perseverance Rover, da NASA, agência especial norte-americana.
A pesquisa constatou que a velocidade do som de Marte (de 140 m/s a 250 m/s) é mais lenta do que na Terra (média de 343 m/s).
Segundo Sylvestre Maurice, astrofísico da Universidade de Toulouse e coautor do estudo, a investigação nunca foi usada no planeta vermelho. "Espero que venham muitas descobertas, usando a atmosfera como fonte de som e meio de propagação", disse.
Outra descoberta da pesquisa destaca que o som em Marte se propaga por uma curta distância, de apenas 8 metros, por conta da atmosfera fina e fria de CO2. Já na Terra, a propagação pode chegar até cerca de 65 metros.
Além disso, o cientista até brincou com o predomínio do silêncio no planeta. "Em algum momento, pensamos que o microfone estava quebrado, estava tão quieto". No entanto, ainda foi possível captar alguns sons (ouça no vídeo em destaque).
No entanto, o silêncio durante a pesquisa foi devido à baixa pressão atmosférica no planeta naquele momento, ressaltou Baptiste Chide, do Laboratório Nacional Los Alamos, no Novo México, também coautor.
"Estamos entrando em uma temporada de alta pressão. Talvez o ambiente acústico em Marte seja menos silencioso do que quando pousamos."
- Telescópio Hubble detecta a estrela mais distante já vista no universo
- NASA busca parceria com empresas para novas missões tripuladas à Lua
O estudo foi publicado na revista Nature no último dia 1. Para conferir mais informações, acesse o site oficial da NASA.