Foi descoberta uma vulnerabilidade na encriptação WPA e WPA 2 nas redes de Wi-Fi, e algumas empresas já estão trabalhando contra o relógio para corrigir o erro.
Chamado de Krack, o exploit permite que as pessoas mal intencionadas consigam observar o tráfego de dados entre o dispositivo e o ponto de acesso, inclusive informações que deveriam ser encriptadas, como dados pessoais e números de cartão de crédito, por exemplo.
O ataque, porém, só pode ser feito caso o hacker esteja usando a mesma conexão da vítima, o que diminui (muito) os riscos de que isso aconteça na sua casa. Para eliminar até mesmo essa pequena possibilidade, basta atualizar os drivers e softwares requisitados assim que as correções forem implementadas.
Aparelhos com Android 6.0 ou mais atuais estão sujeitos ao exploit, e usuários de Linux também podem ser facilmente afetados. Além desses dois sistemas operacionais, o iOS e o macOS da Apple também apresentaram vulnerabilidade. Aparelhos com Windows já podem fazer o download de uma atualização, lançada no dia 10 de outubro, que corrige o problema.