Logo do Jovem Nerd
PodcastsNerdCast 1000Vídeos
Explosão espacial de grandes proporções intriga astrônomos
Ciência e Tecnologia

Explosão espacial de grandes proporções intriga astrônomos

Cientistas não conseguiram determinar causa do fenômeno

Cesar Gaglioni
Cesar Gaglioni
25.jun.18 às 12h32
Atualizado há cerca de 7 anos
Explosão espacial de grandes proporções intriga astrônomos

Astrônomos do Observatório Keck, no Havaí, ficaram intrigados ao detectarem uma explosão espacial massiva, cujo brilho era algo entre 10 e 100 vezes maior do que o de uma supernova comum.

Apelidada de The Cow (A Vaca), a explosão aconteceu a cerca de 200 milhões anos luz da Terra e, até o momento, os cientistas não encontraram nenhuma causa aparente. Kate Maguire, da Universidade de Belfast, disse ao New Scientist que o fenômeno "aconteceu do nada" e que eles nunca viram algo parecido.

Além da falta de causa, outra coisa intrigou os pesquisadores: a Vaca cresceu muito em pouco tempo. A maioria das explosões espaciais demora cerca de duas semanas para atingir seu pico. Nesse caso, isso ocorreu em apenas dois dias. Os telescópios registraram uma temperatura de 9.000º C no ponto mais brilhante do fenômeno.

Maguire explica que uma supernova comum costuma ser energizada pelo decaimento radioativo do níquel, mas, dadas as características da Vaca, isso seria improvável.

O Observatório vai continuar estudando a explosão nos próximos dias.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais