Quando pensamos em cota de malha (ou chain mail) pensamos naturalmente naquela proteção feita de diversas argolas de metal que cavaleiros medievais utilizavam por baixo da armadura, mas a NASA achou que poderia ter serventia até no espaço e está desenvolvendo uma versão para proteger astronautas e naves.
Embora seja similar, o material funciona de forma razoavelmente diferente. As correntes em si não estão lá para impedir um golpe de espada (provavelmente), mas sim para absorver e isolar o calor. Não apenas isso, por cima delas existem pequenas placas de metal que servem para refletir a luz, diminuindo o aquecimento.
A cota de malha foi desenvolvida por Raul Polit Casillas e sua equipe do Jet Propulson Laboratory, localizado em Pasadena, na Califórnia, e ainda conta com outra vantagem: produção simples e rápida por uma impressora 3D, o que significa que é fácil repor ou fabricar mais caso seja necessário.
O material ainda está em fase de experimentos e não deve ser utilizado tão cedo em missões, mas esta pode ser uma boa solução para alguns dos problemas encontrados no espaço. Ou um guerreiro alienígena. Nunca se sabe.