Despedir-se de um universo muito querido é sempre um momento difícil e tocante na vida de qualquer fã. Para os leitores de mangás, o evento canônico de um encerramento sempre deixa marcas — independentemente da aceitação em relação ao final. Com Jujutsu Kaisen não seria diferente. Afinal, a obra de Gege Akutami conquistou toda uma geração e se afirmou como uma das mais populares dos últimos anos.
- Ouça o Hypezilla de Jujutsu Kaisen
- Como funciona o MANGA Plus, serviço online para ler mangás de graça
Publicado, originalmente, entre 2018 a 2024, o mangá chegou ao fim no último domingo (29), após seis anos de serialização. Mesmo com a adaptação em anime ainda no ar, boa parte dos fãs do mangá já se despediram de Yuji Itadori e companhia.
Abaixo, você confere os principais destaques da conclusão de Jujutsu Kaisen e nossas impressões sobre o fim da saga:
[Atenção! Spoilers do final do mangá de Jujutsu Kaisen a partir daqui]
O começo do fim
Se você, caro leitor, está familiarizado com universo de Akutami, provavelmente sabe que essa é uma história sobre o constante confronto entre maldições e a sociedade Jujutsu – composta por feiticeiros sempre dispostos a proteger humanos comuns e o bem estar da sociedade.
Contudo, todo o equilíbrio muda após os eventos do arco do Incidente em Shibuya (adaptado na segunda temporada do anime). Quando Satoru Gojo – um dos feiticeiros mais fortes do universo – é selado, o caos é instaurado, o que dá início a uma verdadeira tragédia generalizada.
Nesse contexto, o arco final da obra acompanha Itadori e companhia em uma árdua luta contra o grande vilão Sukuna, que assumiu o corpo de Megumi Fushiguro. Enquanto lidam com o poderio absoluto do Rei das Maldições, os feiticeiros também enfrentam o plano maléfico de Kenjaku — a verdadeira figura por trás da imagem de Suguru Geto.
Os protagonistas de Jujutsu Kaisen

Não há dúvidas de que Itadori é o protagonista da obra, mas é impossível não destacar um dos principais pontos fortes de Akutami — a habilidade de criar personagens extremamente carismáticos e imponentes.
Isso se prova particularmente intenso quando vemos Fushiguro em apuros. O jovem, que tem sua dose de importância não só para Itadori, por ser seu melhor amigo, como também para toda a sociedade Jujutsu, é possuído por Sukuna e acaba cedendo ao plano maligno do feiticeiro. É impossível não sentir empatia.
Com o desenrolar da trama, Itadori consegue derrotar Sukuna e salvar a alma de Fushiguro, mas isso não seria concebível sem o auxílio e a companhia de uma extensa lista de feiticeiros formidáveis. E, claro que temos que citar o próprio Gojo, que protagoniza um dos duelos mais épicos de mangás do gênero da última década, sacrificando-se para ajudar seus pupilos — e o mundo.
Outro destaque é a presença absoluta de Yuta Okkotsu. Apresentado em Jujutsu Kaisen 0, o feiticeiro é uma verdadeira prova do êxito de Akutami em desenvolver seus personagens e de fazer com que os fãs torçam por eles de forma voraz, ao entregar o desfecho de um arco que começou antes mesmo da serialização do mangá principal, e que culmina em um espadachim tão jovem e talentoso que atrai a empatia dos leitores.
Por fim, mas não menos importante, Akutami também entrega um dos melhores desenvolvimentos de uma personagem feminina com a superação e força de Maki. Além disso, o retorno de Nobara Kugisaki (que muitos achavam estar morta) desempenha um papel importante no confronto final contra Sukuna.
Daqui em diante — O capítulo final
Lançado no último domingo (29), o capítulo 271 de Jujutsu Kaisen traz o trio formado por Itadori, Kugisaki e Fushiguro em ação, resolvendo um caso comum como feiticeiros.
As páginas finais não trazem muitas revelações, já que a maior parte dos problemas já havia sido solucionada. Contudo, é possível dar uma última olhadinha no carisma do trio – que parece feliz apesar de toda a tragédia. Na última página, é possível ver que o dedo de Sukuna foi selado, em uma floresta.

Alguns fãs não ficaram satisfeitos com o encerramento. Por outro lado, o último capítulo também chega como um respiro de alívio para Itadori e companhia depois de tempos sombrios. Ainda que não tenham mostrado os personagens passando pelo luto de terem perdido algumas figuras tão importantes em suas vidas, é possível ver que o legado delas segue vivo em quem sobreviveu.
Após todo o sofrimento pelo qual passou, não deixa de ser reconfortante que o protagonista se despeça com um largo sorriso no rosto.
O mangá de Jujutsu Kaisen é publicado pela Panini no Brasil. Até a publicação desta matéria, o capítulo 271 está disponível no MANGA Plus.
A adaptação em anime pode ser assistida no catálogo da Crunchyroll e da Netflix, com legendas e dublagem em português brasileiro.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.