Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba) conquistou uma legião de fãs ao entregar sequências animadas de cair o queixo, junto a uma história emocionante. E, após cinco anos, a equipe da Ufotable (Fate/Zero) ainda mantém o alto nível técnico. No último domingo (30), o público se despediu da quarta temporada do anime, com um episódio que repete a fórmula certeira criada pelo estúdio.
Apesar da notável competência técnica da equipe responsável, adaptar o arco do Treinamento Hashira nunca foi uma missão fácil. De um lado, estava a oportunidade de destacar alguns dos personagens mais icônicos da franquia. De outro, as limitações de conteúdo do mangá de Koyoharu Gotouge.
O resultado é uma temporada regular, que se apoia no equilíbrio entre a comédia e o drama — e consegue superar a obra original em muitos aspectos, ainda que tenha alguns episódios "mornos" pelo caminho.
A ameaça de Muzan Kibutsuji
A história da quarta temporada de Demon Slayer se passa após os acontecimentos do arco da Vila dos Ferreiros, que foi ao ar em abril do ano passado. Na trama, Nezuko conquista a habilidade de andar ao Sol — algo que o principal vilão do anime, Muzan Kibutsuji, sempre fez de tudo para possuir.
Como esperado, Muzan começa a preparar uma investida para alcançar seu grande objetivo, que coloca a vida de Nezuko em risco. Numa tentativa de impedi-lo, Tanjiro e os demais membros do Esquadrão de Caçadores de Demônios se preparam contra a iminente batalha, e os Hashira iniciam um treinamento severo para unir forças e aprimorar técnicas.
Como dito antes, adaptar o Treinamento Hashira nunca foi uma tarefa fácil. Isso porque o arco tem um caráter "transitório" e funciona como uma preparação para uma grande e épica batalha. Nesse cenário, o grande destaque é o trabalho de adaptação que a Ufotable desempenha. Com cenas e diálogos adicionais, o estúdio consegue potencializar os pontos fortes da obra original — e até transformar duas páginas de mangá em um episódio de 24 minutos.

Dito isso, faz sentido que os episódios iniciais tenham um ritmo mais lento. Afinal, boa parte da temporada se resume ao treinamento de Tanjiro — que vai de encontro a um Hashira específico em cada episódio. Ainda assim, é a partir dessas cenas que a produção consegue equilibrar a dose de comédia com o drama do passado dos heróis, que são considerados a "elite" dos Caçadores. Com personalidades diferentes, os Hashira são símbolos de força e, sem dúvidas, um dos principais alicerces da obra de Gotouge.
Inevitavelmente, apesar das adições da Ufotable, muitos acontecimentos ainda têm um tom "apressado", e o contato com alguns dos Hashiras ainda é extremamente superficial. Contudo, Demon Slayer consegue emocionar quando desenvolve os personagens de forma coerente e cuidadosa. Um exemplo disso são as lembranças dolorosas de Gyomei Himejima e Giyu Tomioka — o Hashira da Pedra e o Hashira da Água, respectivamente — que aparecem como um dos destaques memoráveis da temporada.
Os Hashira se unem

Com o treinamento de Tanjiro finalizado, a ameaça de Muzan rouba a cena no episódio final da temporada. Um dos melhores capítulos do anime, "Os Hashira se Unem" ressalta o que fez de Demon Slayer um dos grandes sucessos dos últimos anos — a qualidade técnica da animação.
Toda a atmosfera de tensão é construída desde a entrada triunfal (e assustadora) de Muzan Kibutsuji na mansão Ubuyashiki — uma sequência criada especialmente para a adaptação, que dita o tom de um dos encontros mais marcantes da obra. No quesito técnico, o episódio oito recorre, novamente, a alguns dos recursos que marcaram a produção — como rotações de câmera, CGI bem executado e trilha sonora marcante — com cenas avassaladoras e explosivas (literalmente!).
Ao final do quarto ano, é impossível não se deslumbrar com o nível da animação de Demon Slayer — um feito tão grandioso que quase consegue fazer o espectador esquecer o ritmo lento do restante da temporada. O sentimento é também de um "respiro antes do mergulho", afinal, o treinamento foi um dos últimos momentos de calmaria antes da tempestade do Castelo Infinito. A Ufotable, mais uma vez, supera as limitações da obra original e entrega uma temporada regular, com algumas das cenas mais marcantes do anime.
Atualmente, a quarta temporada de Demon Slayer está disponível apenas na Crunchyroll. Você pode conferir as temporadas anteriores do anime tanto na Crunchyroll quanto na Netflix, com legendas e dublagem em português brasileiro. No Brasil, o mangá foi publicado pela Panini.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.