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Warcraft III: Reforged busca alcançar jogadores antigos e novos
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Warcraft III: Reforged busca alcançar jogadores antigos e novos

Conversamos com Matt Morris e Kaeo Milker, desenvovedores do original e do Reforged

Priscila Ganiko
Priscila Ganiko
28.jan.20 às 21h00
Atualizado há mais de 5 anos
Warcraft III: Reforged busca alcançar jogadores antigos e novos

Warcraft III, lançado originalmente em 2002, receberá uma nova versão remasterizada, mas ao invés de apenas melhorar o visual do jogo, a Blizzard também resolveu dar uma repaginada em tudo — e foi assim que surgiu o Warcraft III: Reforged.

O game de estratégia em tempo real pode ser creditado como berço do gênero MOBA — multiplayer online battle arena — que conta com títulos populares como League of Legends e Dota 2. Foi nele que os modders criaram o DotA, abreviação para Defense of the Ancients, um estilo de jogo em que só era possível usar os campeões como Arthas e Sylvanas para enfrentar os inimigos.

Com uma comunidade de modders e jogadores assíduos, o Warcraft III continua ativo até hoje, ainda que tenha sido lançado há 18 anos. E em 2020, a versão Reforged chega para prestar homenagem a esse legado e apresentar o game para um novo público.

Mais do que um simples remaster do jogo, a Blizzard mudou alguns detalhes, melhorou ferramentas e implementou novas funções, como o sistema de conquistas. Matt Morris, um dos chefes de game design de Reforged, revelou que as cinematics foram atualizadas, e algumas missões foram alteradas:

Pegamos um punhado de cinco ou seis missões e as refizemos completamente, para que combinem um pouco mais do que os jogadores podem esperar por conta de World of Warcraft.

Morris também afirmou que os jogadores encontrarão outras surpresas na campanha: "Não mudamos a trama, mas aprimoramos alguns momentos da história".

A história de Warcraft III serviu como base para muito do que conhecemos de World of Warcraft, e alguns eventos marcantes do MMO foram retirados diretamente do game de estratégia, como a decisão controversa de Arthas em Lordaeron, que existe nos dois jogos:

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Kaeo Milker, diretor de produção do jogo, disse que o maior desafio de fazer Warcraft III: Reforged foi tomar cuidado para que ele mantivesse o máximo possível do jogo original:

Foi como fazer um jogo novo, exceto que todos os nossos objetivos eram sobre manter o máximo do jogo original quanto conseguíssemos.

Tanto Morris quanto Milker trabalharam na versão de 2002 do jogo, e enxergaram no projeto uma maneira de aprimorar seu trabalho: "Voltar e revisitar um trabalho que fizemos há mais de 18 anos e ter uma chance de aplicar tudo o que aprendemos ao longo desses anos todos, e ter a possibilidade de meio que dar vida nova [ao jogo] é algo que me deixa muito empolgado".

Além de trazer novidades para jogadores de longa data, o Reforged também tem como objetivo apresentar o clássico para um público que chegou ao universo de Warcraft bem depois de seu lançamento — muitos jogadores de World of Warcraft não tiveram contato com o game original, e muito da história de Reign of Chaos Frozen Throne faz parte da campanha do MMO.

A dupla não respondeu sobre planos para servidores locais na América do Sul e qual tipo de conteúdo adicional podemos esperar após o lançamento do game.

Warcraft III: Reforged já está disponível para compra nas versões Standard (R$79,00) e Spoils of War (R$159,00), para PC e Mac.

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