Se você sabe algo sobre desenvolvimento de games, então sabe que é praticamente um milagre que qualquer jogo seja feito. Essa mídia que não só lida com tecnologia de ponta, em constante mudança e evolução, mas também com centenas de profissionais de diversos departamentos, alinhados sob um único objetivo.
Por conta disso, muitos estúdios começam com projetos mais modestos antes de seguir para as ideias ambiciosas, como uma forma de pegar a mão e entender um pouco dos muitos desafios que surgem pelo caminho. Mas e quando um estúdio novato quer entregar um blockbuster de horror logo de cara, como primeiro trabalho?
É o caso de The Callisto Protocol, game que inaugura a Striking Distance Studios. Algumas semanas antes do lançamento do título, o NerdBunker teve a oportunidade de conversar com Glauco Longhi, brasileiro que atua como diretor de personagem na desenvolvedora norte-americana, para discutir sobre o gênero de terror e a pressão de enfim colocar uma obra no mundo.
A grande sacada, como explica o artista e desenvolvedor, é que a Striking Distance é formada por veteranos de outras franquias, como Call of Duty e, claro, Dead Space - a principal influência do novo jogo:
“É muito prazeroso, para falar a verdade! A maioria de nós, incluindo eu, vem de outras franquias e de estúdios muito grandes. Começar algo novo do zero, e ter um primeiro projeto dessa magnitude é muito legal!Passamos por diferentes tipos de desafios inesperados, mas estamos conseguindo fazer algo que acreditamos e que é muito bacana. Não estamos presos a nada, é como um quadro em branco. Podemos desenvolver, criar e fazer acontecer do jeito que quisermos.”
Glauco Longhi, inclusive, não é nenhum novato. O artista brasileiro fez seu nome na Naughty Dog, tendo trabalhado em Uncharted 4, e também na Santa Monica Studio, com God of War. Ele começou sua jornada com cinema e publicidade no Brasil, e rapidamente pegou uma tendência em crescimento nos jogos:
“Sou formado em cinema, e sempre gostei muito dos games como mídia. Notei que os jogos estavam começando a virar uma extensão dos filmes, e vi a possibilidade de criar uma forma de entretenimento mais imersiva ainda. Na época, recebi a proposta de vir trabalhar na Naughty Dog, e aí tudo começou.”
Essa conexão com o cinema também ajuda a explicar seu papel no desenvolvimento de The Callisto Protocol, já que o artista é entusiasta de filmes de horror, especialmente os clássicos: “Sou muito fã de monstros como Frankenstein, Drácula, Lobisomem e toda essa galera de Hollywood do passado”, afirma. “Sou apaixonado por criaturas e personagens. Essa é minha paixão, mais até do que o gênero de terror em si. Por mais feias que elas sejam, ainda podem trazer uma história bonita por trás.”
Ver beleza no horrendo é essencial para lidar com o terror, ainda mais quando se está desenvolvendo. Isso é bastante perceptível no nível grotesco de detalhes gore em Callisto, no comportamento dos monstros (que Longhi descreve quase como animais raivosos) e na atmosfera macabra. “Existe uma certa beleza quando Jacob tem a cabeça arrancada por uma criatura”, brincou o artista.
Horror por todos os lados

Mas The Callisto Protocol não é o único blockbuster de horror a chamar atenção. Somente nos próximos meses seguintes, há a chegada de dois remakes de clássicos altamente prestigiados: Resident Evil 4 e - ainda mais sensível para a Striking Distance - Dead Space.
A pressão volta a ser tópico de debate, mas Longhi garante que o estúdio não está preocupado com a concorrência. Na verdade, sequer vê como oposição, e sim como aliados surfando a mesma onda sombria da retomada do horror ao mainstream dos videogames.
“Esse movimento é muito bom para todos nós! Realmente é um tema que é pouco explorado, e que tem muita gente que gosta bastante. Esse mix entre aventura, terror e narrativa é muito interessante porque trazemos uma reviravolta mais realista, podemos brincar e explorar temas não tão explorados em jogos de outras abordagens.Claro que existe uma pressão, mas a ideia de estarmos fazendo algo que gostamos, e que acreditamos ser muito bom e original, nos conforta nos momentos de ansiedade. A outra parte é que a maioria do estúdio já trabalhou em jogos muito grandes, então sabemos controlar a pressão e comparação com outros títulos no momento de lançamento.”
É garantido que os jogos serão comparados entre si, especialmente The Callisto Protocol e o remake de Dead Space. Para Glauco Longhi, a solução é simples: jogar todos. “No geral, é muito positivo!”, afirma o artista sobre a proximidade do lançamento entre sua homenagem e a retorno da obra homenageada. “Jogo é para ser jogado, e - assim como filmes - quanto mais, melhor”.
The Callisto Protocol já está disponível para Xbox One, PlayStation 4, PC, Xbox Series X | S e PlayStation 5.