No mundo inteiro, os países tentam conter a propagação do COVID-19, o novo coronavírus. Uma das preocupações que estamos enfrentando durante a atual pandemia é a falta de testes para todas as pessoas afetadas. Para tentar ajudar na questão, a Hi Tecnologies, uma startup de Curitiba afirmou que desenvolveu um exame rápido que seria capaz de emitir um diagnóstico em poucos minutos.
O teste de coronavírus é uma cápsula que retira uma quantidade mínima do sangue do paciente através de um furo na ponta do dedo. Esse fluido então é interpretado pelo minilaboratório HiLab, equipamento disponível em farmácias e que serve também para realizar outros 15 tipos de exames, entre eles gravidez, influenza A e B, glicemia, dengue, sífilis, HIV e zika.
Diferente de outros exames, que detectam antes mesmo de qualquer sinal da doença, os testes da Hi Lab são eficazes apenas 3 dias após os primeiros sintomas aparecerem.
Para dar o diagnóstico da COVID-19, o HiLab detecta anticorpos produzidos pelo organismo em reação à presenta do vírus. De acordo com a empresa, a precisão é estimada entre 93% e 99% — e pode aumentar de acordo com o tempo que o paciente está apresentando sintomas. O resultado sai em cerca de 10 minutos e custo estimado para o consumidor final é de R$ 130 reais.
Segundo a página oficial, a meta da empresa é começar as vendas do teste de coronavírus a partir da segunda metade de abril. O exame poderá ser encontrado em farmácias de todo o país, mas a distribuição será focada principalmente em São Paulo, o estado com mais casos confirmados, e Paraná, onde fica a sede da Hi Tecnologies.