O ano de 1977 foi marcado pela estreia do primeiro filme da saga Star Wars, uma franquia que não parou de crescer desde então. As aventuras de Jedi, Sith, contrabandistas e muitos outros continuaram em outros longas, HQs, videogames e, é claro, séries animadas.
- Como George Lucas escreveu o primeiro filme de Star Wars de 1977
- Rey Skywalker: como Star Wars pode se redimir com novo filme da franquia?
As animações não apenas continuaram histórias dos cinemas, como também apresentaram tramas e personagens inéditos, que não demoraram para cair no gosto do público. Em celebração ao Star Wars Day, reunimos abaixo um guia completo com todas os desenhos desse universo para que você as conheça ou relembre e, principalmente, saiba onde assisti-las.
Animações canônicas
The Clone Wars (2008 - 2013; 2016; 2020)

Ambientada entre Episódio II: Ataque dos Clones e Episódio III: A Vingança dos Sith
O universo Star Wars ganhou uma nova onda de popularidade no final dos anos 1990, com o lançamento da Trilogia Prelúdio formada pelos Episódios I, II e III. Além de marcar uma viagem ao passado da galáxia tão, tão distante, esses filmes chamaram a atenção para um período que foi expandido na TV com a série animada The Clone Wars.
Lançada com um episódio especial em formato de filme, a animação é situada entre os Episódios II e III e conta como foram as famosas Guerras Clônicas com foco nos Jedi Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker. A série é uma das responsáveis por ampliar a mitologia da saga, dando destaque a conceitos e personagens que ganharam pouco espaço nos filmes, além de apresentar novas figuras, como a queridinha Ahsoka Tano.
Exibida originalmente entre 2008 e 2013, a série ganhou uma nova leva de episódios em 2016 pela Netflix, e chegou ao fim com a sétima e última temporada em 2020, no Disney+.
Onde assistir: O filme de The Clone Wars e as temporadas da série estão disponíveis para streaming no Disney+.
Rebels (2014–2018)

Ambientada entre Episódio III: A Vingança dos Sith e Episódio IV: Uma Nova Esperança
Considerada por muitos o ponto alto das animações de Star Wars, Rebels é uma continuação espiritual de The Clone Wars, situada entre os Episódios III e IV. A produção acompanha o início da Aliança Rebelde anos após a execução da Ordem 66 – quando o Império tomou conta da galáxia e deu início ao extermínio dos Jedi.
Rebels tem como protagonista a tripulação da nave Fantasma, composta pela piloto Hera Syndulla, o guerreiro Garazeb Orrelios, a mandaloriana Sabine Wren, o Jedi Kanan Jarrus e seu aprendiz Ezra Bridger, além do droide Chopper.
A série é um ponto fora da curva, que reúne tudo o que Star Wars têm de bom. Por estar no meio das duas primeiras trilogias, a animação resolve conflitos deixados pelos prelúdios, prepara terreno para os filmes originais e ainda desenvolve personagens novos e veteranos de The Clone Wars. Se há uma animação que merece sua atenção, certamente é ela.
Onde assistir: Star Wars: Rebels e os curtas estão disponíveis para streaming no Disney+.
A Resistência (2018–2020)

Ambientada entre Episódio VI: O Retorno de Jedi e Episódio VII: O Despertar da Força
Lançada após o fim de Star Wars: Rebels, A Resistência começa pouco antes da trilogia composta pelos Episódios VII, VIII e IX e corre em paralelo aos eventos desses filmes.
Com estilo inspirado em animes, a produção acompanha Kazuda Xiono, piloto da Nova República que ajuda a Resistência a receber informações sobre a misteriosa e maligna Primeira Ordem.
A Resistência não gerou uma repercussão tão favorável entre os fãs quanto suas predecessoras, mas teve seus bons momentos. O grande destaque está na participação de astros dos filmes, como Oscar Isaac, Domhnall Gleeson e Gwendoline Christie como vozes de seus personagens Poe Dameron, General Hux e Capitã Phasma, respectivamente.
Onde assistir: Star Wars: A Resistência está disponível para streaming no Disney+.
The Bad Batch (2021–2024)

Ambientada logo após os eventos de Episódio III: A Vingança dos Sith
Lançada diretamente no Disney+, a temporada final de The Clone Wars apresentou um grupo de clones defeituosos com algum tipo de mutação, autointitulado de The Bad Batch (Os Mal Feitos, na versão brasileira). Após o sucesso de sua participação, o time ganhou uma série própria situada logo após o fim da animação original.
Com foco no quinteto formado por Hunter, Wrecker, Tech, Crosshair e Echo, a produção mostra a ascensão do Império pela perspectiva dos clones. O grupo acaba no meio do fogo cruzado no momento em que a galáxia se divide entre se render aos malignos soberanos ou organizar uma rebelião para contra-atacar.
Onde assistir: as três temporadas de Star Wars: The Bad Batch estão disponíveis para streaming no Disney+.
Histórias dos Jedi (2022)

Ambientada antes, durante e após os Episódios I a III
Mais uma produção com o toque de Midas de Dave Filoni, Histórias dos Jedi apresentou 6 episódios curtinhos com aventuras isoladas. As tramas acompanham personagens como Ahsoka, Dookan e Qui-Gon em diferentes momentos de suas jornadas como guardiões da paz na galáxia.
Onde assistir: Histórias dos Jedi está disponíveil para streaming no Disney+.
Aventuras dos Jovens Jedi (2023 - atualmente)

Ambientada séculos antes do Episódio I: A Ameaça Fantasma
Voltada ao público infantil, Aventuras dos Jovens Jedi é uma produção do Disney+ e do Disney Junior no mínimo peculiar. A animação acompanha um grupo de younglings, nome dado aos iniciados na Força que treinam para se tornar Jedi, durante o período da Alta República, séculos antes dos eventos dos filmes e séries da saga.
Onde assistir: A primeira temporada de Aventuras dos Jovens Jedi está disponível para streaming no Disney+.
Histórias do Império (2024)

Ambientada antes, durante e após os eventos dos Episódios IV a VI
Assim como Histórias dos Jedi reuniu pequenos contos focados nos cavaleiros que ganharam destaque na trilogia prelúdio, Histórias do Império destaca de figuras ligadas ao Império Galáctico da trilogia clássica. A série conta a origem de Morgan Elsbeth, destaque de séries como The Mandalorian e Ahsoka, e acompanha a descida de Barriss Offee, originalmente uma Jedi de The Clone Wars, para o Lado Sombrio.
Onde assistir: Histórias do Império chega ao Disney+ em 4 de Maio de 2024.
Ordem sugerida:

Para quem quiser fazer uma maratona completa misturando filmes da saga principal com as séries animadas citadas acima, a ordem cronológica fica assim:
- Aventuras dos Jovens Jedi
- Episódio I: A Ameaça Fantasma
- Episódio II: Ataque dos Clones
- The Clone Wars
- Episódio III: A Vingança dos Sith
- Histórias dos Jedi
- The Bad Batch
- Rebels
- Rogue One: Uma História Star Wars
- Episódio IV: Uma Nova Esperança
- Episódio V: O Império Contra-Ataca
- Episódio VI: O Retorno de Jedi
- Histórias do Império
- A Resistência
- Episódio VII: O Despertar da Força
- Episódio VIII: Os Últimos Jedi
- Episódio IX: A Ascensão Skywalker
Animações não-canônicas
Droids (1985 - 1986)

A primeira investida de Star Wars nas animações aconteceu em um programa que exibia as séries Ewoks e Droids: The Adventures of R2-D2 and C-3PO (Droids: As aventuras de R2-D2- e C3PO, em tradução livre). Como o nome indica, a segunda acompanhou aventuras dos droides mais famosos da galáxia antes dos eventos do Episódio IV: Uma Nova Esperança.
A produção teve uma temporada de 13 episódios, que chegou ao fim com um especial de uma hora. Lançada após a conclusão da trilogia original nos cinemas, Droids conta com a participação de Boba Fett que, a essa altura, já havia se tornado querido pelos fãs apesar do pouco tempo em tela.
Onde assistir: Droids está disponível para streaming no Disney+.
Ewoks (1985 - 1986)

Nos anos 80, Droids dividia espaço nas TVs dos EUA com Ewoks, animação focada nas fofas criaturas apresentadas no Episódio VI: O Retorno de Jedi. Assim como a série-irmã, essa se passava antes dos eventos da trilogia original e acompanhava um grupo de Ewoks na lua de Endor.
Vale lembrar que, na época, os seres peludos faziam bastante sucesso, chegando a protagonizar telefilmes como Caravana da Coragem (1984) e Ewoks - A Batalha de Endor (1984). Com isso, a animação Ewoks fez mais sucesso que Droids e chegou a ganhar uma segunda temporada.
Onde assistir: as duas temporadas de Ewoks estão disponíveis para streaming no Disney+.
Clone Wars (2003–2005)

Quase vinte anos após o lançamento de Droids e Ewoks, o universo Star Wars ganhou uma nova animação em Clone Wars (que não é a mesma citada anteriormente, vamos explicar). Essa foi a primeira série a construir uma ponte entre os Episódios II e III, e teve como criador ninguém menos do que Genndy Tartakovsky, o responsável por clássicos como O Laboratório de Dexter e Samurai Jack.
Desconsiderada como parte do cânone após a compra da Lucasfilm pela Disney, a série é lembrada com carinho pelos fãs, especialmente por marcar a estreia do ameaçador General Grievous. Uma prova do sucesso de Clone Wars original foi a criação de The Clone Wars, a série em CGI cujo enredo e visuais foram fortemente inspirados por ela.
Onde assistir: Star Wars: Clone Wars está em streaming no Disney+. A trama foi condensada em dois episódios de mais de 1 hora e pode ser encontrada sob o nome Star Wars Vintage: Clone Wars 2D Micro-Series.
Visions (2021 - atualmente)

Se A Resistência bebeu da fonte dos animes, Visions mergulhou de cabeça e promoveu uma mistura entre Star Wars e as animações japonesas. Lançada em 2021, a antologia tem nove episódios produzidos por grandes estúdios japoneses.
A produção traz histórias fechadas situadas em diferentes períodos da vasta linha do tempo da saga. Para animar os nove episódios, a LucasFilm firmou parceria com os estúdios Science SARU (Devilman Crybaby), Trigger (Kill la Kill), Production I.G. (Attack on Titan), Kinema Citrus (Made in Abyss), Studio Colorido (Burn the Witch), Geno Studio (Golden Kamuy) e Kamikaze Douga (Batman: Ninja).
Onde assistir: Star Wars: Visions está disponível para streaming no Disney+, incluindo a 2ª temporada.
Web séries
Blips (2017)
Star Wars Blips é uma série de curtas lançados para divulgar o Episódio VIII: Os Últimos Jedi. Com menos de um minuto, os episódios giram em torno das desventuras dos droides BB-8 e R2-D2 ao lado de Chewbacca e dos Porgs (lembra deles?).
Onde assistir: Star Wars Blips está disponível no YouTube e no Disney+.
As Forças do Destino (2017 - 2018)
As Forças do Destino é uma coleção de curtas protagonizados por grandes personagens femininas de Star Wars. Com aproximadamente dois ou três minutos, cada episódio mostra aventuras de figuras como como Rey, Leia e Ahsoka.
Onde assistir: Star Wars: As Forças do Destino está disponível para streaming no YouTube e no Disney+.
Roll Out (2019)
Lançado no Star Wars Kids, Roll Out é uma série de curtas inspirada pelo BB-8. Criada pelo diretor Hideo Itoyanagi, a série traz desventuras de personagens da trilogia de Episódios VII, VIII e IX com o mesmo design do droide redondo.
Onde assistir: Star Wars Roll Out está disponível no YouTube.
Galaxy of Adventures (2018 - 2020)
Outra produção do Star Wars Kids, Galaxy of Adventures é uma série de curtas que reconta grandes momentos da saga em aproximadamente dois minutos. Com uma bela animação, essa pode ser uma porta de entrada para novos fãs, já que apresenta com dinamismo alguns do momentos que entraram na história da franquia.
Onde assistir: Star Wars: Galaxy of Adventures está disponível no YouTube com dublagem em português.
Galaxy of Creatures (2021)
Galaxy of Creatures acompanha o droide SF-R3 em uma jornada para conhecer mais sobre a vida selvagem na galáxia de Star Wars. Cada episódio mostra Aree descobrindo fatos interessantes sobre criaturas como Rancor, Tauntaun e Bantha.
Onde assistir: Star Wars: Galaxy of Creatures está disponível no YouTube.
Bônus: LEGO Star Wars
Em 1999, a LEGO firmou uma parceria com Star Wars. Além da construção de sets inspirados na saga, a colaboração chegou a outros níveis, como videogames e animações.
Além de filmes animados, a LEGO lançou um punhado de séries baseadas no universo Star Wars. Abaixo você confere algumas delas:
- LEGO Star Wars: As Crônicas de Yoda (2013)
- LEGO Star Wars: Microfighters (2014 - 2016)
- LEGO Star Wars: Droid Tales (2015)
- LEGO Star Wars: The Resistance Rises (2016)
- LEGO Star Wars: The Freemaker Adventures (2016 - 2017)
- LEGO Star Wars: Celebrate the Season (2020 - 2021)
Onde assistir: as séries animadas de LEGO Star Wars estão disponíveis no YouTube e no Disney+.
Fique de olho no NerdBunker para não perder nenhuma novidade de Star Wars. Aproveite para conhecer todas as nossas redes sociais, entrar em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.