Star Wars: A Ascensão Skywalker pode ser o último episódio da atual trilogia, mas certamente não será o último da saga. Em uma entrevista em vídeo para a Entertainment Weekly, Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, comentou que teve uma reunião com George Lucas antes do filme para aproveitar algumas das ideias do criador da saga e construir a mitologia pensando no futuro:
Nós sentamos com George [Lucas] para uma longa reunião antes de começarmos a fazer o roteiro desse episódio final, para que nos beneficiássemos das ideias dele. Anotamos muitas coisas.
E continua:
Para algo que está aí há 40 anos entretendo o público, e algo que George inicialmente propôs como uma espécie de saga de três atos com essas três trilogias, eu acho que sentimos que deveríamos honrar e respeitar isso. E nós estamos gastando tempo para realmente pensar para onde isso está indo em termos de saga, não apenas imaginar o que os próximos 3 filmes podem ser. Estamos realmente buscando a próxima década de histórias, para que nós realmente possamos construir a mitologia.
- J.J. Abrams revela duração de Star Wars: A Ascensão Skywalker
- Star Wars: A Ascensão Skywalker | Rey entra em ação em clipe e teaser inéditos
A atual trilogia chega ao fim com o próximo longa, dirigido por J.J. Abrams (O Despertar da Força), que também escreve o roteiro ao lado de Chris Terrio (Batman vs Superman).
O elenco conta com o retorno de Oscar Isaac, John Boyega, Mark Hamill, Daisy Ridley, Billy Dee Williams, Carrie Fisher, Adam Driver e outros.
Star Wars: A Ascensão Skywalker tem estreia marcada para 19 de dezembro de 2019.