Parece que o Spotify começou a enviar e-mails para alguns usuários do plano familiar, pedindo por suas coordenadas de GPS para confirmar que todos os membros da assinatura vivem no mesmo local (via The Verge).
O objetivo, claro, é encontrar grupos de usuários que tentam economizar ao fazer assinatura do plano familiar, mas não moram na mesma residência, ignorando uma das exigências feitas pela plataforma.
Aparentemente, apenas alguns usuários dos Estados Unidos e da Alemanha têm recebido o pedido de coordenada de GPS, então não está claro se isso acontecerá no Brasil. Seja como for, já está causando a reclamação de alguns usuários que argumentam que nem toda família vive junta.
“Querido Spotify, eu sou um usuário da assinatura de família e não entendo por que você quer obter meu local por GPS. Algumas famílias não vivem juntas, mas ainda são famílias. Eles podem viver no exterior ou gostar de viajar. Então, por favor, repense isso.”
“Spotify, por que você precisa da minha localização por GPS para continuar me oferecendo um ‘desconto premium’? Eu pago por um plano familiar e não deveria importar onde minha família vive. Eu vou cancelar minha conta se meus familiares ficarem muito longe uns dos outros?”
A desconfiança do Spotify, por outro lado, não é sem embasamento. Segundo a Billboard, cerca de metade dos usuários pagantes de plataformas de streaming usam planos familiares para reduzir o custo da assinatura em até 75%, em caso de grupos com seis pessoas.