Segundo documentos obtidos pela BBC News Brasil, nove sítios arqueológicos foram encontrados em São Paulo, durante as escavações para a construção da linha 6-laranja do metrô.
Parte dos vestígios foi encontrada a cerca de três metros de profundidade, incluindo peças de cerâmica e vidro. A descoberta mais recente aconteceu no bairro do Bixiga e os documentos foram enviados ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), responsável por remover e preservar os materiais.
Além deste sítio, documentos mostram que outros oito locais semelhantes foram encontrados nas obras ao longo da linha, que promete ligar a Zona Norte de São Paulo à região central.

De acordo com a empresa A Lasca, que presta consultoria em arqueologia e foi contratada pela concessionária responsável pela obra, a maior parte dos objetos pertence à segunda metade do século 19 e começo do século 20.
- Terremoto de 6,5 graus de magnitude atinge região do Acre
- 250 sarcófagos e artefatos com mais de 2 mil anos são encontrados no Egito
Com a descoberta, grupos começaram a se reunir especialmente na região do Bixiga, para pedir a preservação dos itens encontrados ali, em conjunto com a construção da estação de metrô. A região é conhecida por ter abrigado um quilombo urbano, e mais recentemente, ter sido lar da quadra da escola de samba Vai-Vai por várias décadas. A previsão é que a linha 6-laranja do metrô seja entregue em 2025.