Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Sítios arqueológicos são descobertos em São Paulo durante obra do metrô
Ciência e Tecnologia

Sítios arqueológicos são descobertos em São Paulo durante obra do metrô

Vestígios foram encontrados durante escavações para construção da linha 6-laranja

Camila Sousa
Camila Sousa
08.jul.22 às 10h49
Atualizado há quase 3 anos
Sítios arqueológicos são descobertos em São Paulo durante obra do metrô

Segundo documentos obtidos pela BBC News Brasil, nove sítios arqueológicos foram encontrados em São Paulo, durante as escavações para a construção da linha 6-laranja do metrô.

Parte dos vestígios foi encontrada a cerca de três metros de profundidade, incluindo peças de cerâmica e vidro. A descoberta mais recente aconteceu no bairro do Bixiga e os documentos foram enviados ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), responsável por remover e preservar os materiais.

Além deste sítio, documentos mostram que outros oito locais semelhantes foram encontrados nas obras ao longo da linha, que promete ligar a Zona Norte de São Paulo à região central.

Itens do sítio arqueológico do Bixiga Itens encontrados no sítio arqueológico do Bixiga

De acordo com a empresa A Lasca, que presta consultoria em arqueologia e foi contratada pela concessionária responsável pela obra, a maior parte dos objetos pertence à segunda metade do século 19 e começo do século 20.

Com a descoberta, grupos começaram a se reunir especialmente na região do Bixiga, para pedir a preservação dos itens encontrados ali, em conjunto com a construção da estação de metrô. A região é conhecida por ter abrigado um quilombo urbano, e mais recentemente, ter sido lar da quadra da escola de samba Vai-Vai por várias décadas. A previsão é que a linha 6-laranja do metrô seja entregue em 2025.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais