A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA anunciou os indicados ao Oscar 2021 na manhã desta segunda-feira (15) e, como todos os anos, os anúncios surpreenderam o público com algumas nomeações inesperadas. No entanto, alguns nomes chamam a atenção por terem sido esquecidos no churrasco do maior prêmio da industria cinematográfica.
Mesmo com Bacurau e Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, o Brasil ficou de fora da lista dos indicados, assim como a atriz Amy Adams e o ator Mads Mikkelsen.
Abaixo, listamos os esnobados das lista de indicados ao Oscar 2021:
Amy Adams
O fato do Oscar ignorar a atriz já virou até meme: ela já foi indicada seis vezes ao prêmio nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Coadjuvante, mas nunca levou a estatueta para casa. Este ano, ela poderia ser nomeada – pela sétima vez – por sua atuação em Era Uma Vez um Sonho, filme da Netflix que inclusive proporcionou a indicação de Glenn Close na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, mas Adams, mais uma vez, foi esquecida.
Mads Mikkelsen
O ator dinamarquês é a estrela de Druk – Mais Uma Rodada, produção de Thomas Vinterberg que concorre em Melhor Direção e Melhor Filme Internacional. Extremamente versátil, Mikkelsen estrelou a série Hannibal, viveu o vilão do James Bond em Casino Royale e também Kaecilius em Doutor Estranho. Agora, substituirá Johnny Depp em Animais Fantásticos 3, como Gellert Grindelwald. No entanto, a extensa lista de trabalhos do ator, que já estrelou outro filme de Vinterberg, o A Caça, não foi o bastante para convencer a Academia e ele ficou de fora da disputa de Melhor Ator.
Uma Noite em Miami
O longa do Amazon Prime Video foi indicado apenas em três categorias: Melhor Canção Original, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado. No entanto, o filme dirigido por Regina King que acompanha a trajetória de Cassius Clay, o Muhammad Ali, foi esquecido entre as categorias principais, inclusive deixando King fora da competição de Melhor Direção.
Destacamento Blood
A produção mais recente de Spike Lee só não foi completamente esquecida pelo Oscar 2021 porque recebeu a indicação de Melhor Trilha Sonora Original, feita por Terence Blanchard. O longa foi bastante elogiado pela crítica e muitos esperavam mais nomeações, como Melhor Direção para Lee, Melhor Ator para Delroy Lindo e Melhor Ator Coadjuvante para Chadwick Boseman.
Malcolm & Marie
Estrelado por Zendaya e John David Washington, o longa disponível na Netflix foi deixado de lado da premiação, mesmo com as atuações bastante elogiadas dos dois atores principais e a direção de Sam Levinson. O filme foi completamente esquecido e não ganhou nenhuma indicação no prêmio deste ano.
Bacurau
O filme brasileiro estava elegível para o Oscar 2021, mesmo que tenha sido lançado no Brasil em 2019. Dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, o longa poderia ter sido indicado em qualquer uma das categorias de ficção live-action, com excessão da categoria de Língua Estrangeira que é necessário ser indicado por uma agência internacional, a Academia Brasileira de Cinema no caso. No entanto, mesmo com a torcida brasileira, o filme não foi lembrado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA.
Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou
Há cerca de um mês já sabíamos que Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, o indicado brasileiro ao Oscar de Melhor Filme Internacional, ficaria de fora da premiação, pois o título não figurava entre as 15 produções que avançaram para a fase de votação. Ele também não apareceu na categoria Melhor Documentário, na qual também foi inscrito. Mesmo assim, a produção não deixa de entrar para a triste lista de filmes esnobados.
Tenet
Mesmo com a pandemia de COVID-19, o filme mais recente de Christopher Nolan, Tenet, foi lançado mundialmente. No entanto, o roteiro complexo e a direção de Nolan foram esnobados pelo Oscar 2021 que apenas lembrou do título nas categorias de Melhor Design de Produção e Melhor Efeito Visual, sendo que em nenhuma delas Christopher Nolan está nomeado.