Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Resident Evil 4 mostra potencial para superar o original | Preview
Games

Resident Evil 4 mostra potencial para superar o original | Preview

Jogamos a demo que, apesar de curta, é um vislumbre do que podemos esperar do remake

Tayná Garcia
Tayná Garcia
10.mar.23 às 14h15
Atualizado há cerca de 2 anos
Resident Evil 4 mostra potencial para superar o original | Preview
Resident Evil 4/Capcom/Divulgação

Não parece, mas faltam menos de duas semanas para a chegada de um dos jogos mais esperados do ano: o remake de Resident Evil 4.

De surpresa, a Capcom decidiu presentear os fãs da franquia com uma demo gratuita, que ficou disponível na noite da última quinta-feira (9) para PC e consoles PlayStation e Xbox.

Apesar de curta, a demonstração apresenta o início do jogo e é uma amostra do que podemos esperar da versão completa. E, como uma fã do original de 2005, foi impossível não me empolgar com o que foi apresentado.

“Un forastero!”

Resident Evil 4 se passa seis anos depois da tragédia de Raccoon City (de Resident Evil 2) e acompanha Leon Kennedy em busca da filha desaparecida do presidente em uma vila misteriosa na Europa. A demo oferece uma parte do primeiro capítulo, que mostra justamente a chegada de Leon à vila – e não demora para ele descobrir que há algumas coisas no mínimo desagradáveis ​​acontecendo no local.

Todo o trecho demonstra fidelidade ao início da história do original, mas é uma recriação praticamente completa em gráficos e gameplay.

O jogo opta por uma estética mais próxima dos remakes de Resident Evil 2 e Resident Evil 3, o que funciona! O visual repaginado impressiona pelos cenários sombrios, cheios de detalhes como manchas de sangue e objetos destruídos. Assim, a ambientação tem um aspecto realista, o que gera mais tensão.

Os Ganados (habitantes da vila) estão agressivos e visualmente horripilantes, com olhos avermelhados e roupas sujas. Eles atacam Leon com facões e forcados e não poupam nas ameaças em espanhol. Apesar de ter lunáticos querendo minha cabeça, soltei sorrisos ao ouvi-los gritar as clássicas frases: “Un forastero!” e “Te voy hacer picadillo!”. Foi como voltar para 2005!

Além dos Ganados, a demo conta com Salvador, inimigo que usa uma motosserra e sempre foi motivo de pesadelos para os jogadores de RE4. O personagem está ainda mais intimidador no remake, com olhos esbugalhados e movimentação ágil.

É possível perder a aparição de Salvador, então não deixe de abrir o portão na parte esquerda da vila para ele aparecer! (Imagem: Demo de RE4/Capcom/Captura de tela)

A jogabilidade segue as limitações características de Resident Evil, mas apresenta evoluções que adicionam novas possibilidades ao combate, indo além das armas de fogo.

É possível realizar ataques furtivos, além de atordoar, chutar e finalizar inimigos no chão. A maior novidade fica para o “parry” (que consiste em contra-atacar no momento certo) que decepa os braços dos Ganados e até salva Leon do golpe fatal de Salvador. Com isso, a movimentação está fluida e temos uma sensação excelente de gameplay. É simplesmente divertido demais enfrentar e encontrar maneiras diferentes de lidar com os inimigos.

A demo também já mostra como o design de som é cuidadoso e importante para a construção da atmosfera misteriosa do game. De forma inteligente, a trilha preza pelo silêncio na maior parte do tempo, o que faz com que barulhos como passos e vozes distantes ganhem destaque. Impossível não ficar tenso ao ouvir Ganados à espreita!

Além disso, há uma surpresa para os jogadores brasileiros. A localização e a dublagem em português já estão disponíveis, revelando o retorno de Felipe Grinnan como Leon após 11 anos.

No remake, não é possível salvar o lobo da armadilha, o que já mostra como gore não será poupado por aqui (Imagem: Demo de RE4/Capcom/Captura de tela)

Após finalizar a demo em pouco mais de 20 minutos, foi difícil não ficar ainda mais empolgada com Resident Evil 4.

Tudo o que foi apresentado indica que os desenvolvedores aprenderam com os erros de Resident Evil 3 em 2020 e pretendem replicar o sucesso de Resident Evil 2. Assim, o jogo mantém heranças dos remakes recentes, mas também têm um tempero único. A demonstração mostra que a essência de RE4 está presente, mas em uma experiência elevada em todos os quesitos, com potencial de até mesmo superar o original de 2005.

Por fim, ainda tivemos um bônus: a frase final, em que Leon pergunta se os Ganados estão indo para o bingo – o que nos dá esperança de que aqueles momentos maravilhosamente bregas, que tanto amamos, serão mantidos!


O remake de Resident Evil 4 chega em 24 de março para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S e PC.

Fique ligado no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e baixe o novo Aplicativo do Jovem Nerd para iOS ou Android.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais