A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos. Segundo comunicado oficial da Família Real, a monarca faleceu no castelo Real de Balmoral, na Escócia, rodeada por familiares. Notícias sobre a saúde frágil da Rainha circulavam desde o início do dia, até a confirmação oficial no início da tarde.
A postagem nas redes sociais celebra a vida e o legado de Elizabeth:
Nascida Elizabeth Alexandra Mary, a Rainha ascendeu ao poder em 1952, com apenas 26 anos. Seu reinado foi o mais longo da história do Reino Unido, tendo durado impressionantes 70 anos. Para se ter uma ideia, Elizabeth viu a passagem de 15 primeiros-ministros britânicos, e 14 presidentes dos EUA.
A monarca também teve presença marcante na cultura pop. Uma das adaptações mais celebradas de sua vida é a série The Crown, da Netflix. A trama percorre as décadas do reinado, e a influência política e cultural da Família Real pelo mundo. Claire Foy e Olivia Colman interpretaram a Rainha em períodos históricos diferentes.
Um dos causos mais inusitados da monarca ocorreu na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres, em 2012. Em um dos vídeos exibidos, Elizabeth II viajava de helicóptero com o espião James Bond, à época interpretado por Daniel Craig, culminando com um divertido salto de paraquedas no estádio lotado, deixando o agente secreto atônito.
Mais recentemente, ela também participou de ação promocional com o ursinho Paddington, dos filmes de mesmo nome:
Elizabeth II morre quase cinco meses após o falecimento do Príncipe Phillip, com quem foi casada durante 73 anos. Ela deixa quatro filhos, incluindo o Príncipe Charles, próximo na linha de sucessão ao trono.