Não é de hoje que as produções audiovisuais sul-coreanas, também conhecidas como K-dramas, vêm conquistando lugar no TOP 10 da Netflix no Brasil. Há algum tempo, os dramas coreanos fazem frente à produções norte-americanas e obras invictas da plataforma, como Chiquititas e Carrossel. Com a série Uma Advogada Extraordinária não foi diferente.
Na trama, conhecemos a genial e carismática Woo Young-woo, uma advogada de QI altíssimo, já formada em uma universidade de prestígio e que possui TEA (Transtorno do Espectro Autista). A jornada começa quando ela é contratada por um grande escritório de advocacia em Seul e precisa enfrentar, pela primeira vez, os dilemas e desafios trazidos pela convivência em “um mundo diferente do seu”.
Se você está em dúvida se deve ou não assistir Uma Advogada Extraordinária, reunimos alguns motivos para maratonar a produção, cuja protagonista já se tornou um ícone.
Uma série jurídica com muito mais

Escrita pela roteirista Moon Ji-won, a série tem uma trama fechada por episódio. Cada capítulo retrata um dos vários casos em que a protagonista atua, enquanto evolui e conquista espaço entre os colegas de trabalho. Por conta disso, presenciamos ao longo da série pequenas histórias e personagens que com certeza vão te conquistar de alguma forma.
Dentro do ambiente de trabalho, a protagonista se depara com um grupo de pessoas muito diferentes entre si. O gestor da equipe, por exemplo, fica perplexo com a presença de Woo e se questiona se ela é mesmo capaz de atender as demandas do escritório de advocacia. Porém, ele logo é surpreendido pela inteligência, perspectiva e memória da nova funcionária em casos que pareciam sem saída para o resto da equipe, como por exemplo, a divisão de um prêmio de loteria, até a preservação de patrimônios culturais do país.
Além de mostrar o desfecho de cada caso, a série ainda acompanha a interação honesta, gentil e genuína que a protagonista tem com todos à sua volta. Não existe um vilão. Cada personagem secundário apresenta camadas e comportamentos verdadeiramente humanos, que são somados à jornada de Woo.
A relação da personagem principal com o pai é um plano de fundo muito importante para representar aqueles que cuidam da saúde e segurança de alguém muito próximo. Em inúmeros momentos, é mostrada uma realidade não tão otimista desse tipo de relação. Contudo, assistir a dinâmica entre Woo Young-woo e seu pai levanta muitas reflexões sobre a importância de uma rede de apoio empática e acessibilidade para todos desde a infância.
Falando assim, pode até parecer que a série é exclusivamente um drama ou uma comédia dramática, mas não se engane. Uma Advogada Extraordinária se sobressai por despertar vários sentimentos positivos. O espectador pode até chorar ou se revoltar em algumas situações, mas também vai rir muito e terminar cada episódio com um quentinho no coração.
“Woo Young-woo. Como catraca, caneca, casaca, cômico, careca, Woo Young-woo”

Depois de assistir muitos K-dramas ou J-dramas, por exemplo, não é incomum encontrar diversidade na construção de personagens, assim como foi feito com Woo Young-woo. Estar no espectro autista acaba dificultando a adaptação da protagonista e relações interpessoais, mas isso acontece apenas no começo. Aos poucos, a criatividade e a maneira de ver o mundo de Woo Young-woo tornam-se valiosas no tribunal e ao exercer sua profissão.
A atriz Park Eun-bin, que também protagonizou O Rei de Porcelana - vencedor do Emmy Internacional como Melhor Telenovela em 2022 - conseguiu retratar uma personagem obstinada, vulnerável e muito fofa, tudo isso sem parecer caricata ou de forma desrespeitosa.
E é claro que não podemos esquecer dos amigos que ela conquista ao longo dos capítulos, que são simplesmente cativantes. Um dos maiores destaques fica com Kang Tae-oh, que faz o papel de Lee Joon-oh, par romântico da jovem advogada. O personagem conquistou fãs pelo mundo todo como um grande representante do termo Green Flag, usado como o oposto de Red Flag para caracterizar aquela pessoa empática, gente boa e que se importa com você.
Não é um mundo tão diferente

Muitas vezes podemos achar que as histórias contadas nos K-dramas estão muito distantes da nossa realidade. O idioma, a forma de atuação e a cultura podem gerar uma certa falta de identificação, principalmente para quem nunca teve contato com esses conteúdos antes.
Mas isso dura muito pouco, afinal de contas, essas obras tratam de temas universais, como inseguranças, desafios e dúvidas internas na hora de realizar alguma coisa. Exatamente por isso, tais produções têm feito cada vez mais sucesso, especialmente no Brasil.
Se ainda não assistiu nenhum K-drama ou está em dúvida se Uma Advogada Extraordinária vale a pena, pode confiar. O máximo que pode acontecer é você não parar de sorrir para a TV.
Uma Advogada Extraordinária está disponível na Netflix. A produção foi renovada para uma segunda temporada.