Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Pico de jogadores online, sinal aberto nas TVs e outras medidas geradas pelo coronavírus
Séries, TV e Streaming

Pico de jogadores online, sinal aberto nas TVs e outras medidas geradas pelo coronavírus

Plataformas online incentivam população a ficar em casa com programas gratuitos temporariamente

Priscila Ganiko
Priscila Ganiko
16.mar.20 às 17h40
Atualizado há cerca de 5 anos
Pico de jogadores online, sinal aberto nas TVs e outras medidas geradas pelo coronavírus

Com a crescente necessidade de isolamento em diversos países por conta do COVID-19, o coronavírus, as pessoas estão buscando formas de entretenimento sem saírem de casa, o que está causando um aumento significativo no consumo de serviços digitais.

Durante o final de semana dos dias 14 e 15 de março, a plataforma Steam, que funciona como uma loja e uma biblioteca de jogos digitais, bateu o recorde de usuários online simultaneamente, ultrapassando a marca de 20 milhões de pessoas conectadas. Essa foi a primeira vez que o aplicativo passou da marca de 20 milhões de usuários online, embora apresente picos com frequência.

Número de jogadores simultâneos ultrapassou 6 milhões | Fonte: SteamDB

O jogo Counter-Strike: Global Offensive, popularmente conhecido como CS:GO, também bateu um recorde e chegou a ter 1 milhão de jogadores simultâneos — veja mais sobre aqui.

Os gamers também usaram seus Xbox para jogar no final de semana, e isso pode ter causado sobrecarga nos servidores do Xbox Live, serviço online do console, que sofreu instabilidades no período (leia mais aqui).

Outras medidas

Serviços de televisão por assinatura como a NET e Sky liberaram o sinal de parte de seus canais, para quem já é assinante, por tempo indeterminado para apoiar as recomendações de que a população permaneça em casa. A Oi TV estará com o sinal aberto até o dia 28 de março, e a Claro TV também terá canais liberados com prazos diferenciados. Canais de notícias como o CNN Brasil e o GloboNews também estarão disponíveis gratuitamente ao longo das próximas semanas.

Sites como Folha de S. Paulo e Nexo, que contam com sistema de assinatura, estão com notícias e matérias relevantes sobre o coronavírus disponíveis gratuitamente.

Sobre os serviços de streaming, a Globoplay deixará diversos títulos infantis com acesso gratuito durante 30 dias. A Spcine Play também liberou todo seu conteúdo gratuitamente pelos próximos 30 dias. Procuramos a Amazon e Netflix, que não falaram sobre isso.

Medidas semelhantes também acontecem do outro lado do mundo: no Japão, a editora Shueisha, responsável pela Shonen Jump, liberou diversas obras na íntegra gratuitamente para incentivar os leitores a ficarem em casa (confira a nota completa sobre o assunto). Entre os títulos disponíveis, estão Demon Slayer e One Piece, que estão com seus capítulos liberados na versão japonesa do aplicativo Manga Plus — até o momento de publicação, os mangás não estão disponíveis na versão ocidental.

A Google, que possui uma página dedicada à curadoria de arte e cultura, publicou uma lista de coleções de museus que podem ser visitadas de forma virtual. Ao todo, são mais de 500 coleções espalhadas pelo mundo todo, que podem ser vistas gratuitamente através da página. É possível ver a lista por ordem de popularidade, alfabética ou escolher através de um Mapa-múndi. Para conferir, clique aqui.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais