Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Oscar 2022: Tapa na cara, homenagens e poucas surpresas marcam cerimônia
Filmes

Oscar 2022: Tapa na cara, homenagens e poucas surpresas marcam cerimônia

Cerimônia premiou No Ritmo do Coração como Melhor Filme e Duna como maior vencedor

Pedro Siqueira
Pedro Siqueira
28.mar.22 às 01h58
Atualizado há cerca de 3 anos
Oscar 2022: Tapa na cara, homenagens e poucas surpresas marcam cerimônia

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood realizou, no último domingo (27), a 94ª edição do Oscar, premiando as melhores produções de 2021. A noite teve No Ritmo do Coração faturando o maior prêmio da noite, levando Melhor Filme, e a ficção científica Duna com o maior saldo de estatuetas, levando seis das dez indicações que recebeu.

Se você não acompanhou ou perdeu algum momento da cerimônia, reunimos aqui os maiores destaques da noite (sim, com direito à briga que você provavelmente já sabe):

Rainha Be abrindo os serviços

Apesar de ter diversos prêmios entregues antes da transmissão ao vivo, a cerimônia começou, de fato, com uma poderosa apresentação da cantora Beyoncé, interpretando a música Be Alive, da trilha de King Richard. Mesmo indicada na categoria de Melhor Canção Original, a performance parece não ter dado sorte à composição, que acabou perdendo para No Time to Die, de Billie Eilish para 007 - Sem Tempo Para Morrer.

Watch on YouTube

View post on X

Zoeira em trio

Mestres de cerimônia do ano, Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes não pouparam quase nada nem ninguém nos monólogos de abertura e nos intervalos da premiação. As humoristas sacanearam o ritmo lento de produções como Ataque dos Cães e também o Oscar honorário recebido por Samuel L. Jackson, que estava na plateia. Sykes, inclusive, desdenhou do prêmio, brincando com um “Meh…” para o ator.

As três saudaram a versatilidade do ator, mas brincaram com o fato de ele ainda não ter estrelado uma comédia romântica.

View post on X

View post on X

 

O espião sessentão, o Padrinho cinquentão e finalmente o que tem na maleta

Entre as diversas homenagens a franquias do cinema, a cerimônia teve comemoração aos 60 anos do espião James Bond nos cinemas, exibindo clipe com os melhores momentos da franquia ao som de Live and Let Die, de Paul McCartney, tema de Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973).

A noite também teve reunião dos elencos de Homens Brancos Não Sabem Enterrar (1992), Pulp Fiction (1994) e celebração aos 50 anos do primeiro O Poderoso Chefão (1972), com direito ao próprio cineasta Francis Ford Coppola no palco.

View post on X

Ator faz história

Um dos momentos mais emocionantes da noite veio na entrega de Melhor Ator Coadjuvante. O prêmio ficou para Troy Kotsur, de No Ritmo do Coração. O ator foi o primeiro homem surdo a ser indicado e vencer uma estatueta de atuação. Kotsur recebeu o prêmio das mãos da atriz sul-coreana Youn Yuh-jung, e emocionou com discurso em língua de sinais, o equivalente a Libras no Brasil.

Sem transmissão, sem stress…

Mesmo com a entrega do prêmio não transmitida pela TV, o compositor Hans Zimmer teve a melhor reação possível à segunda vitória da carreira por Melhor Trilha Sonora. Em tweet publicado na mesma hora da cerimônia, ele aparece de roupão e aparentemente festejando o prêmio, com a legenda: “São duas da manhã em Amsterdã e a minha filha, Zoe, me acordou para irmos ao bar do hotel. Uau!”

View post on X

Zeca Splinter rei do povão

Apesar de não indicado formalmente em nenhuma categoria, Zack Snyder foi lembrado não uma, mas duas vezes nas categorias de votação popular da cerimônia. A Liga de Justiça de Zack Snyder ficou em primeiro lugar em um top 5 de Momentos Mais Vibrantes do Cinema, com a cena do Flash (Ezra Miller) usando a Força de Aceleração para voltar no tempo. A sequência desbancou a rival Marvel, lembrada com a união de todos os Vingadores no final de Vingadores: Ultimato (2019) e os três Homens-Aranha de Sem Volta Para Casa (2021) lutando juntos.

Como se não bastasse, Snyder ainda levou o Melhor Filme Popular de 2021 com Army of the Dead, longa de zumbis da Netflix. Vai que essa é a porta para ele ganhar um Oscar de verdade… Já pensou?!

Nós não falamos sobre o Bruno... mas podemos cantar!

Não, a música contagiante da animação Encanto, da Disney, não foi indicada como Melhor Canção, dando lugar a Dos Oruguitas, da mesma produção (e que também foi apresentada). Mas nem por isso a cerimônia não teve muita cantoria com o hit do momento. A música foi interpretada por Luis Fonsi com participação da rapper Megan Thee Stallion. A dupla teve também o reforço de parte do elenco do desenho.

View post on X

Ânimos exaltados

Nós sabemos, e você também, mas não tem jeito. O momento mais marcante do Oscar 2022 e que certamente será o principal motivo de lembrança da cerimônia é a briga entre Will Smith e o comediante Chris Rock.

O humorista fez piada com o visual de Jada Pinkett Smith, esposa de Will, que apareceu na cerimônia com a cabeça raspada devido a uma condição de saúde chamada alopecia, que causa a queda do cabelo. Will Smith então levantou da cadeira, subiu ao palco e acertou um tapa na cara do humorista. Ao sair, ele ainda proferiu palavrões ao colega, que foram captados pelos microfones da cerimônia.

View post on X

De início, muitos espectadores ficaram confusos se seria um momento combinado entre os dois, mas uma análise das imagens mostrou não só que Smith acertou o rosto de Rock em cheio, como precisou ser acalmado por Denzel Washington durante o intervalo da transmissão.

Smith, depois, levou o Oscar de Melhor Ator e se desculpou com os membros da Academia. Em lágrimas, o ator declarou ser “um defensor da família”, por quem “comete loucuras por amor.”

View post on X

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais