Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Nolan explica por que Oppenheimer tem áudios difíceis de ouvir
Filmes

Nolan explica por que Oppenheimer tem áudios difíceis de ouvir

Mixagem de som dos filmes do cineasta já foi alvo de críticas

Matheus Rodrigo
Matheus Rodrigo
04.ago.23 às 15h35
Atualizado há quase 2 anos
Nolan explica por que Oppenheimer tem áudios difíceis de ouvir
(Oppenheimer/Universal/Divulgação)

Desde a voz de Bane (Tom Hardy) em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, passando pelo som de aviões em Dunkirk, até chegar ao recente Oppenheimer, os filmes do Christopher Nolan não utilizam o som convencionalmente. Não à toa, alguns deles foram alvo de críticas, que apontavam que os diálogos dos personagens se tornavam incompreensíveis.

Em entrevista ao portal Insider (via Slash Film), o cineasta britânico abordou o assunto e explicou que a mixagem de som de seus filmes, processo que une os múltiplos sons da produção, tem o propósito de causar confusão mesmo.

"Gosto de usar a performance que foi apresentada no momento, em vez do ator refazê-la mais tarde [regravando o áudio da cena em estúdio]. É uma escolha artística com a qual algumas pessoas podem discordar, é um direito delas."

Ao contrário do feito por muitos cineastas, Nolan não realiza gravações adicionais de áudios em seus filmes, processo em que os atores regravam suas falas na pós-produção. Segundo o diretor, isso ocorre para dar mais autenticidade às cenas.

Oppenheimer conta a história do “pai da bomba atômica”, o físico J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy). Robert Downey Jr., Emily Blunt, Matt Damon, entre outros nomes, estão no elenco do filme.

Dirigido e roteirizado por Nolan, a produção permanece em cartaz nos cinemas brasileiros. 

Fique de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite para nos seguir nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.

Fonte: Slash Film

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais