O telescópio James Webb continua sua missão de mapear nossa galáxia em alta definição, com algumas das imagens mais bonitas e nítidas do espaço ao nosso redor. Após fotografar Júpiter, o telescópio agora capturou Netuno com fidelidade nunca antes vista.
As imagens foram compartilhadas no site oficial da NASA, que exalta as capacidades do telescópio ao garantir que essas são as fotos mais nítidas de Netuno em quase 30 anos, ajudando a entender mais sobre esse gigante de gelo e seus anéis de poeira.
Na imagem de encher os olhos, é possível observar o planeta, seus marcantes anéis de poeira, e também sete de suas luas - de um total de 14. Confira as fotos de Netuno tiradas pelo telescópio James Webb abaixo:
É uma conquista marcante para o James Webb, que não pode ser atingida por qualquer outro telescópio inferior: para ter uma noção, Netuno fica a uma distância de quase 4 bilhões de quilômetros, trinta vezes mais longe do Sol do que a Terra. Por lá, como bem explica o site oficial da NASA, “o Sol é tão pequeno e fraco que o meio-dia em Netuno é similar à uma leve alvorada na Terra”.
- NerdCast 840 - James Webb: Explorando o infinito e além
- Veja a primeira imagem feita pelo telescópio James Webb
Concebido como sucessor do Hubble, James Webb foi lançado no final de 2021, quase 25 anos após o início do projeto. Com 6,4 metros de largura, o telescópio foi projetado para ficar operacional por 20 anos.