Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Microsoft pretende transmitir jogos de PC na nuvem com o Xbox Cloud Gaming
Games

Microsoft pretende transmitir jogos de PC na nuvem com o Xbox Cloud Gaming

Troca de e-mails internos revelam que a ideia está nos planos da empresa desde 2021

Gabriel Avila
Gabriel Avila
18.set.23 às 16h15
Atualizado há mais de 1 ano
Microsoft pretende transmitir jogos de PC na nuvem com o Xbox Cloud Gaming
Doom Eternal/Microsoft/Reprodução

A Microsoft planeja transmitir jogos de PC via nuvem com o Xbox Cloud Gaming — e o plano não é recente. A ideia, que é discutida internamente desde 2021, foi revelada graças ao processo que a empresa recebeu da Federal Trade Commission (FTC) pela compra da Activision Blizzard.

De acordo com documentos anexados ao processo, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, enviou e-mails, em julho de 2021, questionando a possibilidade de transmitir jogos de PC por meio dos serviços em nuvem da própria empresa. A discussão aconteceu no mesmo período em que surgiram rumores de que o Google Stadia, streaming de games encerrado neste ano, se tornaria um serviço em nuvem de "marca branca" para desenvolvedores rodarem seus jogos.

Serviços e produtos de marca branca (white-label, no original) são aqueles que não têm o nome de uma empresa específica. Eles são vendidos como "bases" que podem ser compradas e renomeadas por outras organizações.

Em resposta, Phil Spencer citou a rapidez da portabilidade para o Stadia como algo positivo e deu os exemplos de Destiny 2, que levou seis meses, e Doom Eternal, que levou por volta de dois. Segundo ele, essa era uma boa saída, já que qualquer jogo AAA (nome dado aos projetos de alto orçamento) que não fosse produzido pela Sony eventualmente chegaria ao Xbox e, consequentemente, poderia ser incluído na nuvem.

Para tornar o processo em realidade, a Microsoft estaria trabalhando em uma forma de tornar a plataforma de nuvem Azure capaz de atender aos jogadores que utilizam tal ferramenta para jogar.

Curiosamente, Spencer encerrou o e-mail comentando que ficou surpreso pela "falta de progresso" do Stadia, serviço que foi encerrado em 2023, dois anos depois da troca de mensagens:

"Google é um competidor gigante e agressivo, mas honestamente fiquei surpreso pela falta de progresso com o Stadia. Até o momento, nosso competidor número 1 é realmente nVidia com GeForce Now. Mas mantemos os olhos tanto no Google quanto na Amazon com Luna (que também tem dificuldades).

De acordo com os documentos, esses e-mails foram trocados em julho de 2021, mas o Xbox Cloud Gaming da Microsoft ainda não suporta toda a biblioteca de games de seus usuários. Até o momento, a empresa transmite apenas títulos exclusivos da Xbox ou de terceiros, desde que façam parte do catálogo do Xbox Game Pass.

Siga de olho no NerdBunker para mais novidades dos games. Aproveite e siga a gente nas redes sociais TwitterInstagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Texto em colaboração com Saori Almeida.

Fonte: The Verge.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast