Em uma apresentação nesta quinta-feira (24), a Microsoft revelou os primeiros detalhes e a aparência do Windows 11.
O sistema operacional terá uma interface retrabalhada, que conta com uma barra de ferramentas com ícones centralizados, janelas com bordas arredondadas, opção para modo noturno e uma barra lateral com notificações e calendário.
É possível conferir um pouco de tudo isso no vídeo em destaque.
O foco do Windows 11 é oferecer uma plataforma multitarefa, que oferece simplicidade e rapidez para usuários que usam muitas janelas, programas e aplicativos ao mesmo tempo. Para isso, ele terá um recurso chamado Snap Layouts, que permite uma disposição personalizada e mais fluidez na navegação.

O botão Iniciar continuará com os blocos dinâmicos de funções, com aplicativos e documentos, mas ficará separado do campo de busca. Haverá um feed personalizado, chamado Windows Widgets, com recursos variados, como notícias, clima e mapas.
Desta vez, o sistema operacional contará com integração ao Microsoft Teams e Xbox, com suporte para Auto HDR, tecnologia DirectStorage (que diminui telas de carregamento), Xbox Game Pass e xCloud.
A Microsoft Store também foi refeita. Com um design inédito, a loja digital vai rodar aplicativos de Android e do Adobe Creative Suite de forma nativa.
Por fim, o Windows 11 promete uma performance mais rápida. As atualizações do Windows serão 40% menores, com opção para ficarem em segundo plano.

Ainda não há previsão de lançamento para o Windows 11, mas a Microsoft prometeu que será uma atualização gratuita para usuários de Windows 10 ainda em 2021.
Na galeria abaixo, estão disponíveis mais imagens do novo sistema operacional.