Conhecida como uma das maiores estrelas do cinema de artes marciais, Michelle Yeoh (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) quase encerrou a carreira nos anos 90 após sofrer um acidente grave durante as gravações. Segundo a atriz, um dos grandes responsáveis para que ela não se aposentar foi o diretor Quentin Tarantino.
Em entrevista ao THR, a atriz lembrou que entrou em depressão após se machucar feio durante as gravações de A Jin de gu shi (1996). A lesão foi grave ao ponto de a equipe chegar a achar que ela havia fraturado a coluna, e a recuperação fez com que ela se questionar se a profissão de atriz valia os riscos à sua saúde.
Nessa mesma época ela concordou em conhecer Tarantino, que nunca escondeu ser um grande fã de filmes de artes marciais. O diretor, por sua vez, aproveitou a oportunidade para dizer o quanto amava os filmes de Yeoh, chegando a descrever várias das cenas de luta protagonizadas por ela. Para a atriz, esse foi o momento de redescobrir a paixão pelo cinema:
“Quando dei por mim, estávamos conversando e eu comecei a voltar à vida. Nunca vou esquecer. Foi tipo ‘eu amo o que faço’. Esse foi o ponto em que senti ‘já paguei minha dívida’”.
Desde então, Michelle Yeoh protagonizou grandes filmes e séries, como 007 - O Amanhã Nunca Morre (1997), O Tigre e o Dragão (2000), Memórias de uma Gueixa (2005) e Star Trek: Discovery. A atriz nunca trabalhou com Quentin Tarantino.