Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
10 melhores games de 2022
Games

10 melhores games de 2022

Elden Ring, God of War Ragnarok, Sifu e mais jogos que prenderam nossa atenção neste ano!

Arthur Eloi
Arthur Eloi
26.dez.22 às 10h00
Atualizado há mais de 2 anos
10 melhores games de 2022
Elden Ring/FromSoftware/Divulgação

2022 chegou ao fim, e o recesso de fim de ano significa uma coisa: tempo livre para jogar videogame! Além de reencontrar os amigos nos servidores online e desencalhar a fila de títulos acumulados, é uma boa oportunidade para relembrar tudo de bom que foi lançado esse ano.

Listamos abaixo os 10 melhores games de 2022!

1 - Elden Ring

A FromSoftware não brinca em serviço! Cada lançamento do estúdio japonês se torna maior que seu antecessor, e Elden Ring é simplesmente o ápice da técnica e da popularidade dos desenvolvedores.

O game pegou o melhor da série Dark Souls, como o combate e a temática de fantasia medieval sombria, e expandiu a fórmula para um mundo aberto igualmente mágico e aterrorizante. Mesmo meses após seu lançamento, permanece a sensação de que há muito a ser explorado, e essa é a marca de um jogo excelente: não sair da cabeça dos jogadores.

2 - Immortality

Sam Barlow se tornou o principal nome entre os desenvolvedores que trabalham na intersecção entre os games e o cinema. Depois de Her Story e Telling Lies, isso se torna ainda mais presente no ótimo Immortality, um game sobre os complexos bastidores da indústria cinematográfica.

Na trama, uma atriz chamada Marissa Marcel (Manon Gage) desaparece misteriosamente após ter estrelado apenas três filmes, nunca lançados. Cabe ao jogador explorar o material gravado e trechos dos bastidores para tentar descobrir o que aconteceu com ela, instigando a curiosidade mórbida que mais parece uma investigação policial. Mesmo com mecânicas simples, Immortality te fisga com sua jornada assustadora.

3 - God of War Ragnarok

Em 2018, God of War ganhou um reboot que modernizou a linguagem da franquia, levou Kratos para a mitologia nórdica, e ainda o colocou no papel de pai com problemas para se conectar com seu filho, Atreus. Agora, em 2022, essa trama foi continuada em God of War Ragnarok.

A continuação mostra toda a força da Santa Monica Studios em contar histórias sensíveis e intimistas, acompanhadas de combate intenso, ótima exploração e cenários de encher os olhos. Ragnarok expande tudo de melhor do antecessor, e mal podemos esperar pelo próximo!

4 - Cult of the Lamb

Para quem busca jogos que fogem da caixinha, os indies se estabeleceram como a melhor opção, sempre com conceitos ousados e mecânicas divertidas. Um dos que conquistou nossa atenção (e tempo) em 2022 foi Cult of the Lamb. Um adorável simulador de cultistas te coloca no papel de um cordeiro de sacrifício que dribla o destino ao se misturar com forças sobrenaturais, e se tornar líder uma seita.

Mistura de game de administração com ação e roguelike, o jogo testa tanto seu sangue frio para sacrificar seus seguidores mais fiéis, como também sua capacidade de organização e visão. É como um Animal Crossing macabro - e, honestamente, isso é maravilhoso!

5 - Sifu

Todos amamos filmes de porradaria, especialmente os clássicos asiáticos de artes marciais. A equipe do estúdio Sloclap, que já havia impressionado com Absolver (2017), também são grandes fãs do gênero, e colocaram todo esse amor à prova em Sifu.

Inteiramente focado em combate, o jogo te coloca como um aprendiz de Kung Fu que precisa vingar a morte da família com as próprias mãos. Porém, há uma condição: quanto mais você apanha, mais velho e frágil você fica. Assim como aprender uma arte marcial, Sifu ensina que é preciso paciência, resiliência e muita (muita mesmo) prática para dominar os caminhos do Kung Fu.

6 - Tunic

Sem as amarras dos blockbusters, os jogos indie também podem modernizar clássicos do passado em homenagens que resgatam tudo aquilo que fez muita gente se apaixonar por games. Tunic é um ótimo exemplo disso, reconstruindo o feeling dos antigos The Legend of Zelda, só que com uma raposa fofa.

Com visão isométrica, o game pede que você explore mundos coloridos e calabouços escuros, mas sem segurar na sua mão. Na verdade, todas as instruções se dão através de um idioma desconhecido. Sem esse entendimento, o jogo não traz só o visual de um Zeldinha clássico, mas também a sensação de ser uma criança se perdendo em um mundo virtual desconhecido pela primeira vez, sem sequer saber ler o que está na tela.

7 - MultiVersus

Nada melhor para receber os amigos em casa do que um party game, especialmente se for um jogo de luta com personagens amados de outras franquias. Super Smash Bros. provou isso, e a Warner Bros. aprendeu a lição com MultiVersus.

Com jogabilidade fácil de entender e complicada de se dominar, o game entrega caos de alta qualidade em partidas locais ou online. Melhor ainda, é inteiramente gratuito, e com um fluxo constante de novidades - e só deve crescer mais ao longo dos anos. Mesmo assim, já é muito satisfatório descer a porrada no Salsicha, de Scooby-Doo, com alguém inusitado como Arya Stark, de Game of Thrones.

8 - No Place for Bravery

A indústria brasileira de games passa por uma verdadeira era de ouro, com uma onda de jogos incríveis lançados um atrás do outro. Em 2022 tivemos exemplos de altíssimo nível, como Fobia - St. Dinfna Hotel, mas outro que merece destaque nas listas de melhores do ano é No Place for Bravery.

A obra da Glitch Factory é um RPG de ação 2D com um dos visuais pixelados mais deslumbrantes do ano, e jogabilidade a lá soulsborne bastante desafiadora e satisfatória. É um dos melhores exemplos que os brasileiros acertaram a mão em criar mundos interessantes de explorar, com mecânicas sólidas e estética de tirar o fôlego.

9 - Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge

Nostalgia está em alta, mas os destaques mesmo são os jogos que vão além de só requentar memórias antigas. Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge demonstra isso com um game que atravessa gerações, perfeito para novatos e também para saudosistas dos jogos clássicos das Tartarugas Ninja.

Um beat-em-up ao melhor estilo old school, o game é repleto de carisma com seus visuais coloridos, jogabilidade altamente satisfatória e uma trilha sonora matadora. O gênero pode até ser uma relíquia do passado, mas continua tão delicioso como sempre, em especial no caos das partidas em seis jogadores.

10 - Grounded

O Obsidian é um dos melhores estúdios da atualidade, como provam seus ótimos RPGs como Pentiment, The Outer World e Pillars of Eternity. Em 2020, eles mostraram que também dominam títulos mais descontraídos com o lançamento de Grounded em acesso antecipado. Depois de dois anos, o jogo finalmente ganhou versão completa em 2022 - e ficou ainda mais divertido!

Praticamente uma versão jogável de Querida, Encolhi as Crianças, o game segue um grupo de crianças que acidentalmente foram encolhidas e precisam sobreviver na natureza selvagem de um jardim comum. De perto, porém, a fachada pacata revela um mundo cheio de insetos gigantes (na sua perspectiva, pelo menos) e perigos naturais.

Explorar esse jardim com os amigos é altamente divertido, desafiador e até um pouco assustador, e são justamente esses momentos de euforia e descontração que tornam Grounded uma das melhores experiências do ano.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast