O mundo dos filmes é repleto de lançamentos todas as semanas, tanto no cinema quanto no streaming. E parte dessas produções é comandada por mulheres, que mandam bem na hora de contar diversos tipos de histórias.
- 8 filmes incríveis que você deveria estar assistindo agora
- 5 filmes MUITO longos de Hollywood para você assistir
Pensando nisso, o NerdBunker selecionou 12 produções dirigidas por mulheres para assistir em 2023, incluindo algumas recomendações que serão lançadas ao longo do ano. Confira abaixo:
1 - Aves de Rapina

Não é uma tarefa fácil ressignificar uma personagem como a Arlequina, cuja história quase sempre está atrelada à uma relação tóxica com o Coringa. Mas Cathy Yan cumpriu bem essa função em Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa, lançado em 2020.
Com Margot Robbie de volta ao papel principal, o longa mostra a Arlequina vivendo a própria vida longe do Príncipe Palhaço do Crime, quando precisa se unir a outras mulheres incríveis para proteger uma jovem (que quer muito ser como ela quando crescer).
- Onde assistir: HBO Max
2 - Lady Bird: A Hora de Voar

Indicado a 5 Oscars em 2018, Lady Bird é uma clássica história de amadurecimento: Christine “Lady Bird” McPherson está no último ano da escola e não vê a hora de fazer faculdade beeem longe de casa.
O diferencial da produção é o olhar sensível da diretora e roteirista Greta Gerwig para mostrar como situações comuns ao crescimento podem afetar uma garota de forma totalmente diferente. Destaque para as ótimas cenas entre a protagonista Saoirse Ronan e Laurie Metcalf, que interpreta sua mãe.
- Onde assistir: Aluguel digital em YouTube, Prime Video e mais
3 - Adoráveis Mulheres

Vale mais um filme de Greta Gerwig? A história de Adoráveis Mulheres já foi adaptada diversas vezes, mas vamos destacar a mais recente, de 2019. Com um elenco estelar, incluindo Saoirse Ronan, Emma Watson e Florence Pugh, o longa conta a história de crescimento das irmãs March.
O mais interessante é como a produção aborda as diferenças de personalidade e pensamento de cada irmã, indicando que, em vários momentos da vida, não existe apenas uma resposta certa.
- Onde assistir: Netflix
4 - Entre Mulheres

Indicado ao Oscar 2023 em duas categorias (incluindo Melhor Filme), Entre Mulheres é escrito e dirigido por Sarah Polley e tem um olhar interessante sobre como a união feminina é importante - especialmente em momentos de crise.
Na trama, um grupo de mulheres de uma comunidade se reúne para decidir o que fará após diversos ataques feitos por homens. Será que elas devem lutar? Ou é melhor ir embora daquele local, deixando os homens para trás? Tudo isso é debatido por um grande elenco, com diálogos poderosos (apesar de dolorosos em alguns momentos).
- Onde assistir: Em cartaz nos cinemas
5 - Nomadland

Se é importante falar sobre o amadurecimento na juventude, Nomadland faz o caminho inverso e fala sobre como é envelhecer. Comandado por Chloé Zhao (que também fez Os Eternos, da Marvel), o longa mostra como uma mulher na casa dos 60 anos tenta sobreviver após perder tudo.
Incluindo relatos reais de idosos dos EUA, o longa lança um olhar sobre como a sociedade trata as pessoas mais velhas - especialmente as mulheres. Vale o destaque para a atuação de Frances McDormand no papel principal, que lhe rendeu uma estatueta do Oscar em 2021.
- Onde assistir: Star+
6 - Selma: Uma Luta pela Igualdade

Com Ava DuVernay na direção, Selma narra um período da história de Martin Luther King Jr., para garantir que a população negra americana tivesse direito ao voto. Como indicado pelo título, a produção é focada em um evento específico: a marcha de Selma até Montgomery, em 1965, como forma de protesto.
Indicada a dois Oscars em 2015, a produção tem nomes como David Oyelowo, Carmen Ejogo e Oprah Winfrey no elenco.
- Onde assistir: Amazon Prime Video
7 - Bela Vingança

Bela Vingança (Promising Young Woman, no original), é aquele tipo de filme agridoce de assistir. Escrito e dirigido por Emerald Fennell, o longa narra a jornada de vingança de uma jovem traumatizada. É uma premissa simples, mas vale preservar mais detalhes sobre o que acontece na história.
Mais uma vez, o ponto alto do filme é o olhar feminino para questões delicadas como abuso, sororidade e a raiva que muitas mulheres carregam (com razão) após eventos traumáticos. Carey Mulligan protagoniza.
- Onde assistir: Aluguel digital no YouTube, Prime Video, etc.
8 - A Mulher Rei

Ter Viola Davis no papel principal já seria motivo suficiente para assistir A Mulher Rei, mas o longa vai além. Comandada por Gina Prince-Bythewood, a produção conta a história das Agojie, guerreiras que formavam um exército de elite do Reino de Daomé.
Com grandes cenas de batalha, o filme escorrega em alguns momentos, mas entrega um bom épico histórico sobre como as mulheres são fortes - de diversas maneiras.
- Onde assistir: Aluguel digital no Prime Video, Apple TV, etc.
9 - Mulher-Maravilha

Também temos espaço para filmes de heroínas na lista. Lançado em 2017, Mulher-Maravilha foi um marco no cinema de super-heróis ao contar a história de Diana, princesa de Themyscira.
Com a boa direção de Patty Jenkins, o longa apresenta a vida idílica da personagem na ilha habitada apenas por mulheres, até sua descoberta do mundo e de todos os problemas que existem nele. Destaque para a cena da Terra de Ninguém, cheia de simbolismos sobre a luta feminina.
- Onde assistir: HBO Max
10 - Red: Crescer é uma Fera

Para quem busca uma animação, nossa dica é Red: Crescer é uma Fera, de 2022. Com a direção de Domee Shi (do curta Bao), o filme mostra como a jovem Mei precisa controlar (ou talvez não precise, na real) o panda vermelho em que se transforma quando fica com as emoções à flor da pele.
O longa fala sobre o amadurecimento de uma forma delicada e divertida, mas sem perder o foco das mensagens importantes. Vale o destaque para a cena com várias gerações de mulheres da mesma família.
- Onde assistir: Disney+
11 - Barbie

Hora de duas indicações de filmes que ainda não foram lançados, mas chegam ainda em 2023. Queridinha da nossa lista, Greta Gerwig comanda o primeiro live-action sobre a Barbie, protagonizado por Margot Robbie.
Ainda é cedo para saber sobre o que o filme se trata exatamente, mas o primeiro teaser indica que a produção deve ter um tom de sátira, brincando com a “vida de plástico perfeita” em comparação com o mundo real.
- Onde assistir: Barbie chega aos cinemas em 20 de julho
12 - As Marvels

Fechando a lista temos As Marvels, uma “sequência” de Capitã Marvel, que unirá três heroínas do MCU: Carol Danvers, Kamala Khan e Monica Rambeau.
Com Nia DaCosta no comando, o longa deve mostrar o encontro das personagens em aventuras pelo cosmos - e o aguardado encontro entre Capitã Marvel e Ms. Marvel.
- Onde assistir: As Marvels chega aos cinemas em 09 de novembro
Fique ligado no NerdBunker para conferir mais recomendações e aproveite para baixar o App do Jovem Nerd para iOS ou Android.