Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
12 filmes dirigidos por mulheres para assistir em 2023
Filmes

12 filmes dirigidos por mulheres para assistir em 2023

Confira recomendações de produções que já estão no streaming e algumas que ainda serão lançadas

Camila Sousa
Camila Sousa
08.mar.23 às 09h00
Atualizado há cerca de 2 anos
12 filmes dirigidos por mulheres para assistir em 2023
A Mulher Rei/Sony/Divulgação

O mundo dos filmes é repleto de lançamentos todas as semanas, tanto no cinema quanto no streaming. E parte dessas produções é comandada por mulheres, que mandam bem na hora de contar diversos tipos de histórias.

Pensando nisso, o NerdBunker selecionou 12 produções dirigidas por mulheres para assistir em 2023, incluindo algumas recomendações que serão lançadas ao longo do ano. Confira abaixo:

1 - Aves de Rapina

Imagem do filme Aves de Rapina Margot Robbie acrescenta camadas à Arlequina em Aves de Rapina (Warner/Divulgação)

Não é uma tarefa fácil ressignificar uma personagem como a Arlequina, cuja história quase sempre está atrelada à uma relação tóxica com o Coringa. Mas Cathy Yan cumpriu bem essa função em Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa, lançado em 2020.

Com Margot Robbie de volta ao papel principal, o longa mostra a Arlequina vivendo a própria vida longe do Príncipe Palhaço do Crime, quando precisa se unir a outras mulheres incríveis para proteger uma jovem (que quer muito ser como ela quando crescer).

  • Onde assistir: HBO Max

2 - Lady Bird: A Hora de Voar

Cena do filme Lady Bird Relação entre mãe e filha é destaque em Lady Bird (Universal Pictures/Divulgação)

Indicado a 5 Oscars em 2018, Lady Bird é uma clássica história de amadurecimento: Christine “Lady Bird” McPherson está no último ano da escola e não vê a hora de fazer faculdade beeem longe de casa.

O diferencial da produção é o olhar sensível da diretora e roteirista Greta Gerwig para mostrar como situações comuns ao crescimento podem afetar uma garota de forma totalmente diferente. Destaque para as ótimas cenas entre a protagonista Saoirse Ronan e Laurie Metcalf, que interpreta sua mãe.

  • Onde assistir: Aluguel digital em YouTube, Prime Video e mais

3 - Adoráveis Mulheres

Cena do filme Adoráveis Mulheres Irmãs March são a força de Adoráveis Mulheres (Sony/Divulgação)

Vale mais um filme de Greta Gerwig? A história de Adoráveis Mulheres já foi adaptada diversas vezes, mas vamos destacar a mais recente, de 2019. Com um elenco estelar, incluindo Saoirse Ronan, Emma Watson e Florence Pugh, o longa conta a história de crescimento das irmãs March.

O mais interessante é como a produção aborda as diferenças de personalidade e pensamento de cada irmã, indicando que, em vários momentos da vida, não existe apenas uma resposta certa.

  • Onde assistir: Netflix

4 - Entre Mulheres

Cena do filme Entre Mulheres Sororidade é a base do roteiro de Entre Mulheres (Universal/Divulgação)

Indicado ao Oscar 2023 em duas categorias (incluindo Melhor Filme), Entre Mulheres é escrito e dirigido por Sarah Polley e tem um olhar interessante sobre como a união feminina é importante - especialmente em momentos de crise.

Na trama, um grupo de mulheres de uma comunidade se reúne para decidir o que fará após diversos ataques feitos por homens. Será que elas devem lutar? Ou é melhor ir embora daquele local, deixando os homens para trás? Tudo isso é debatido por um grande elenco, com diálogos poderosos (apesar de dolorosos em alguns momentos).

  • Onde assistir: Em cartaz nos cinemas

5 - Nomadland

Cena de Nomadland Falta de perspectiva é um dos temas de Nomadland (Searchlight Pictures/Divulgação)

Se é importante falar sobre o amadurecimento na juventude, Nomadland faz o caminho inverso e fala sobre como é envelhecer. Comandado por Chloé Zhao (que também fez Os Eternos, da Marvel), o longa mostra como uma mulher na casa dos 60 anos tenta sobreviver após perder tudo.

Incluindo relatos reais de idosos dos EUA, o longa lança um olhar sobre como a sociedade trata as pessoas mais velhas - especialmente as mulheres. Vale o destaque para a atuação de Frances McDormand no papel principal, que lhe rendeu uma estatueta do Oscar em 2021.

  • Onde assistir: Star+

6 - Selma: Uma Luta pela Igualdade

Cena do filme Selma Luta por direitos é destaque em filme de Ava DuVernay (Paramount/Divulgação)

Com Ava DuVernay na direção, Selma narra um período da história de Martin Luther King Jr., para garantir que a população negra americana tivesse direito ao voto. Como indicado pelo título, a produção é focada em um evento específico: a marcha de Selma até Montgomery, em 1965, como forma de protesto.

Indicada a dois Oscars em 2015, a produção tem nomes como David Oyelowo, Carmen Ejogo e Oprah Winfrey no elenco.

  • Onde assistir: Amazon Prime Video

7 - Bela Vingança

Cena de Bela Vingança Atuação de Carey Mulligan é um dos destaques do filme (Universal Pictures/Divulgação)

Bela Vingança (Promising Young Woman, no original), é aquele tipo de filme agridoce de assistir. Escrito e dirigido por Emerald Fennell, o longa narra a jornada de vingança de uma jovem traumatizada. É uma premissa simples, mas vale preservar mais detalhes sobre o que acontece na história.

Mais uma vez, o ponto alto do filme é o olhar feminino para questões delicadas como abuso, sororidade e a raiva que muitas mulheres carregam (com razão) após eventos traumáticos. Carey Mulligan protagoniza.

  • Onde assistir: Aluguel digital no YouTube, Prime Video, etc.

8 - A Mulher Rei

Cena de A Mulher Rei Viola Davis vive guerreira em A Mulher Rei (Sony/Divulgação)

Ter Viola Davis no papel principal já seria motivo suficiente para assistir A Mulher Rei, mas o longa vai além. Comandada por Gina Prince-Bythewood, a produção conta a história das Agojie, guerreiras que formavam um exército de elite do Reino de Daomé.

Com grandes cenas de batalha, o filme escorrega em alguns momentos, mas entrega um bom épico histórico sobre como as mulheres são fortes - de diversas maneiras.

  • Onde assistir: Aluguel digital no Prime Video, Apple TV, etc.

9 - Mulher-Maravilha

Cena de Mulher-Maravilha Gal Gadot dá vida à Diana Prince na DC (Warner/Divulgação)

Também temos espaço para filmes de heroínas na lista. Lançado em 2017, Mulher-Maravilha foi um marco no cinema de super-heróis ao contar a história de Diana, princesa de Themyscira.

Com a boa direção de Patty Jenkins, o longa apresenta a vida idílica da personagem na ilha habitada apenas por mulheres, até sua descoberta do mundo e de todos os problemas que existem nele. Destaque para a cena da Terra de Ninguém, cheia de simbolismos sobre a luta feminina.

  • Onde assistir: HBO Max

10 - Red: Crescer é uma Fera

Cena de Red: Crescer é uma Fera Relação entre Mei a e mãe é um dos pontos-chave de Red (Disney/Divulgação)

Para quem busca uma animação, nossa dica é Red: Crescer é uma Fera, de 2022. Com a direção de Domee Shi (do curta Bao), o filme mostra como a jovem Mei precisa controlar (ou talvez não precise, na real) o panda vermelho em que se transforma quando fica com as emoções à flor da pele.

O longa fala sobre o amadurecimento de uma forma delicada e divertida, mas sem perder o foco das mensagens importantes. Vale o destaque para a cena com várias gerações de mulheres da mesma família.

  • Onde assistir: Disney+

11 - Barbie

Cena do filme Barbie Ainda não sabemos a história de Barbie, mas estamos curiosos (Warner/Divulgação)

Hora de duas indicações de filmes que ainda não foram lançados, mas chegam ainda em 2023. Queridinha da nossa lista, Greta Gerwig comanda o primeiro live-action sobre a Barbie, protagonizado por Margot Robbie.

Ainda é cedo para saber sobre o que o filme se trata exatamente, mas o primeiro teaser indica que a produção deve ter um tom de sátira, brincando com a “vida de plástico perfeita” em comparação com o mundo real.

  • Onde assistir: Barbie chega aos cinemas em 20 de julho

12 - As Marvels

Cartaz de As Marvels Primeiro cartaz de As Marvels promete unir personagens (Marvel/Divulgação)

Fechando a lista temos As Marvels, uma “sequência” de Capitã Marvel, que unirá três heroínas do MCU: Carol Danvers, Kamala Khan e Monica Rambeau.

Com Nia DaCosta no comando, o longa deve mostrar o encontro das personagens em aventuras pelo cosmos - e o aguardado encontro entre Capitã Marvel e Ms. Marvel.

  • Onde assistir: As Marvels chega aos cinemas em 09 de novembro

Fique ligado no NerdBunker para conferir mais recomendações e aproveite para baixar o App do Jovem Nerd para iOS ou Android.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais