Ao que tudo indica, o caminho do assassino titular de John Wick chegou ao fim com o quarto filme — mas isso não impediu o criador Chad Stahelski de planejar várias continuações para a franquia.
Em entrevista ao Inverse, o diretor e dublê comentou o crescimento orgânico da saga. Segundo Stahelski, cada continuação surgiu para homenagear gêneros diferentes do cinema de ação, mas a saga só chegou ao quarto filme porque ele e Keanu Reeves não sentiram que John Wick: Capítulo 3 havia sido conclusivo o bastante.
- Keanu Reeves pediu pelo desfecho de John Wick 4
- Diretor acredita que Keanu Reeves voltaria para John Wick 5
Isso é ajustado em John Wick 4, que se despede do matador principal. Mesmo assim, o criador afirma ter várias ideias para filmes com o personagem, e não descarta trazê-lo de volta se houver uma justificativa decente para isso:
“Tenho cadernos e cadernos de ideias para coisas como John Wick 5, 6, 7, 8 e 9. Temos ideias de sobra, só não temos uma trama definida. Não tenho interesse algum em trazer John Wick de volta só pelo dinheiro.É um personagem que eu gosto? Claro, e seria ótimo fazer mais alguns filmes. Keanu toparia na hora fazer outro se a trama for boa. Deixamos isso em aberto, e sei que o estúdio iria amar se fizéssemos outro.”
Isso significa que veremos mais cinco filmes de John Wick? Não exatamente. O diretor explicou que as portas estão abertas para mais, mas que ele e Reeves preferem explorar o mundo além do matador, como é o caso da série The Continental e o vindouro filme Ballerina, com Ana de Armas.
“Keanu e eu temos interesse, mas decidimos deixar no ar para considerarmos se temos algo que queremos assistir. Além disso, nosso estúdio está muito entusiasmado, e não só financeiramente, mas sim interessados em ver o que podemos fazer. Eles foram super tranquilos quando decidimos expandir o universo, seja chamando de spin-off ou qualquer coisa assim.
Nós propusemos: ‘Olha, temos ideias para o mundo de John Wick, com outros personagens não centrados nele. Vocês teriam interesse em explorar isso?’ e o estúdio se mostrou bem interessado. Usamos personagens que ficaram de fora de filmes pois não tinham espaço na trama e outros secundários que gostaríamos de ver novamente.”
Sendo assim, não espere ver o retorno de John Wick tão cedo, mas sim que o universo da franquia continue crescendo.
Fonte: Inverse