Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Jogo taiwanês de terror é retirado do Steam por meme envolvendo o presidente da China
Games

Jogo taiwanês de terror é retirado do Steam por meme envolvendo o presidente da China

Arte dentro do jogo comparava Xi Jinping com o Ursinho Pooh

Tayná Garcia
Tayná Garcia
25.fev.19 às 19h40
Atualizado há quase 6 anos
Jogo taiwanês de terror é retirado do Steam por meme envolvendo o presidente da China

Devotion, um jogo taiwanês de terror que foi lançado recentemente, acaba de ser retirado do Steam. A informação é da Polygon.

O motivo foi uma chuva de reviews negativos de milhares de chineses que alegaram ter visto um pôster dentro do game que fazia referência ao meme que compara a aparência do Xi Jinping, o atual presidente da China, com o Ursinho Pooh. A arte ainda tinha uma frase que dizia: "Xi Jinping, o Ursinho Pooh idiota".

Em declaração por meio do Steam, a desenvolvedora Red Candle Games se pronunciou sobre a polêmica.

Toda a equipe da Red Candle Games carrega a responsabilidade deste erro terrível e não profissional. Não é nosso objetivo projetar secretamente uma ideologia e nem atacar nenhuma pessoa do mundo real. Nós sinceramente esperamos que todos mantenham a calma e voltem a focar na mensagem verdadeira do jogo, que poderá ser alcançada por meio da experiência de jogar Devotion.

O jogo já não está mais disponível na plataforma e não há previsão de retorno. Todos os trailers do título foram removidos do YouTube pelo estúdio.

A situação acabou afetando o jogo anterior da Red Candle, o também de terror Detention, que está sendo bombardeado de críticas negativas no Steam.

Antes da controvérsia começar, Devotion estava liderando as vendas na plataforma e recebendo críticas extremamente positivas.

Essa não é a primeira vez que algum produto cultural é prejudicado pelo meme envolvendo o ursinho e o presidente chinês. Christopher Robin foi banido e Kingom Hearts III teve cutscenes censuradas na China, tudo a mandato de Jinping para não ser comparado com o Pooh.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais