Fanfics são histórias criadas por fãs que exploram universos das mais diversas obras. Essas criações são frequentes dentro da cultura pop e aparecem, inclusive, dentro das séries, animações e filmes — como é o caso de Fionna e Cake, que surgiu em Hora de Aventura.
No universo da animação de 2010, Fionna e Cake são personagens criadas pelo Rei Gelado e apresentadas como versões alternativas de Finn e Jake. O experimento conquistou fortemente o coração dos fãs de Hora de Aventura e, depois de anos da primeira aparição, Fionna e Cake finalmente ganharam uma animação própria, encomendada pelo HBO Max.
Para saber mais sobre esse reencontro com Ooo (nome do único continente conhecido em Hora de Aventura) o NerdBunker teve a oportunidade de conversar com Adam Muto, showrunner de Fionna e Cake e um dos diretores de criação de Hora de Aventura.
- O que assistir no streaming em agosto de 2023
- Conheça Unicorn, série que deixou criador de Samurai Jack “paranoico”
Adam Muto é habitante de Ooo desde a primeira temporada de Hora de Aventura e trabalhou no primeiro episódio em que Fionna e Cake aparecem (9º episódio da 3ª temporada da animação original, lançado em 2012 no Brasil). De acordo com o showrunner, o novo projeto dá continuidade ao Mundo de Hora de Aventura a partir do ponto final do programa de 2010.
No entanto, Fionna e Cake se mostra como uma oportunidade de ir para uma direção completamente diferente dentro da franquia - o que, nas palavras de Muto, resume o grande desafio da produção.
"Esse era um dos meus objetivos: começar por um lugar totalmente diferente - o que tornou o desenvolvimento da animação mais desafiante. Quando você tem 10 temporadas de continuidade, o que mais te preocupa é se repetir."
Grande parte da ambição de Muto para Fionna e Cake pode ser exemplificada pelas heroínas que dão nome à obra. Enquanto Cake se apresenta, inicialmente, como uma gata com características felinas surpreendentemente realistas, Fionna estreia como uma protagonista mais adulta e nem tão otimista, que se conecta de forma trágica e cômica com o mundo real.
"É possível esperar uma personagem moldada por circunstâncias muito diferentes. Muitas coisas que definem o Finn não se encaixam no contexto do qual Fionna vem. Ela não vai pegar uma espada e automaticamente começar a cortar coisas ao meio. Foi divertido trazê-la de um lugar que não lhe deu as ferramentas para viver no mundo de Hora de Aventura."
Mas, apesar de tudo isso, os fãs de longa data não precisam se preocupar tanto. Fionna e Cake mistura o novo com elementos familiares que Hora de Aventura apresentou ao longo dos anos. Personagens amados estarão de volta para matar a saudade, conectando aventuras inéditas com o que já foi estabelecido desde 2010 — só que, dessa vez, sem ficar tanto tempo sob os holofotes.
"Nós tivemos que encontrar um equilíbrio. Quanto mais Finn e Jake, Marceline e outros aparecessem, mais o programa se tornaria deles. Foi útil tê-los na história para [trabalhar com] contrate e brincar com suas versões alternativas, mas estávamos atentos a quanto disso explorar."
Fionna e Cake é um presente para os fãs de Hora de Aventura, que dão carinho a esses personagens alternativos de Ooo há anos. Talvez não seja o melhor ponto de partida para a franquia, já que carrega bastante do legado e das referências da animação original, mas certamente garante algumas horas de diversão — e aventura.
"Se essa é a primeira coisa de Hora da Aventura que está assistindo, provavelmente você ficará perdido. Mas só continue e aguente pela introdução. Não faça muitas perguntas. Você pode entender tudo depois."
Hora de Aventura com Fionna e Cake chega ao catálogo do HBO Max em 31 de agosto, lançando dois episódios por semana. No total, serão 10 capítulos para a 1ª temporada.
Toda a animação original, estrelada por Finn e Jake, também está no streaming da HBO.
Fique de olho por aqui para mais novidades sobre essa e outras produções. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.