Os filmes da Marvel fazem parte de um universo conectado, impactado por cada novo lançamento. Não é diferente com Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, a nova aventura do estúdio nas telonas.
Primeiro filme da chamada Fase 5 do MCU, Homem-Formiga 3 apresenta novos personagens e dá pistas sobre os próximos passos da chamada “Saga do Multiverso”. Na lista abaixo, examinamos os caminhos que Quantumania prepara para o futuro.
- Marvel já está pensando em Homem-Formiga 4
- Jonathan Majors e Peyton Reed falam sobre Kang e Homem-Formiga 3
[A partir de agora, cuidado com spoilers de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania]
Crise dos infinitos Kangs

Uma das grandes responsabilidades de Quantumania foi apresentar Kang, o novo grande vilão do MCU. Vivido por Jonathan Majors, o Conquistador mostrou a que veio misturando grandes poderes, intelecto e maldade. Apesar da versão apresentada no filme ter morrido na batalha final, a primeira cena pós-créditos deixa claro como ele retornará para dar trabalho aos heróis.
Não que a volta do vilão fosse segredo, já que o próximo filme dos Vingadores se chama “Dinastia Kang”. Porém, a primeira cena mostra uma série de variantes do vilão descobrindo que um deles foi morto, ao mesmo tempo em que a linha do tempo está um caos. Isso faz com que centenas de Kangs diferentes se unam para resolver o problema.
Ainda está nebuloso como eles vão dar um jeito no multiverso, mas é certeza que isso vai colocá-los em rota de colisão com os heróis da Terra – talvez até de vários mundos alternativos. Um problema que fica ainda maior considerando que Kangs parecem ter experiência em dar fim a Vingadores de outros universos. A variante de Quantumania mesmo disse ter perdido as contas de quantos matou antes.
Incursões

Além da invasão de Kangs, os heróis da Marvel têm outro grande problema nas mãos: as incursões. Para lembrar o que é isso, precisamos voltar a Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. O filme explica que esse é o nome do evento em que duas Terras do multiverso colidem, causando a morte dos mundos e seus respectivos universos.
As Incursões já estão acontecendo no MCU graças ao Doutor Estranho do universo dos Illuminati, que chegou a ser morto por causá-las. O assunto voltou a ser tocado na cena pós-créditos do filme, em que Stephen Strange parte com Clea para “consertar” o estrago causado por sua variante.
Em Quantumania, as Incursões são citadas por Kang como uma ameaça que está a caminho e que poderia ser evitada por ele. Como Homem-Formiga e Vespa impedem o vilão, as colisões de mundos devem continuar acontecendo – algo que o próprio Scott Lang antecipa nos minutos finais ao pensar que todo mundo pode morrer graças à derrota de Kang.
Vale lembrar que, nas HQs, as Incursões levaram diretamente às Guerras Secretas, saga que dá nome a Vingadores 6. Aqui no Bunker a gente já falou sobre os quadrinhos e como o cinema pode adaptá-los.
Cassie Lang heroína

Além de Kang, a grande novidade de Homem-Formiga 3 foi apresentar a versão mais velha de Cassie Lang (Kathryn Newton) como uma heroína. Ao longo do filme, ela aprende a usar o traje com Partículas Pym e se torna fundamental para que os heróis vençam e libertem o Reino Quântico do controle do Conquistador.
Além dos superpoderes, o longa destaca a vocação de Cassie para fazer a coisa certa. A jovem se recusa a ficar de mãos atadas ao ver uma injustiça, o que pode ser fundamental para o futuro de sua carreira heróica.
Caso os cinemas sigam as HQs, Cassie deve se tornar a heroína Estatura e fundar a equipe dos Jovens Vingadores. Considerando que boa parte do time – como Kate Bishop, America Chavez e Elijah Bradley – já deu as caras no MCU, parece questão de tempo até que eles se unam para fazer justiça.
Uma família muito unida (e heróica)

Não é só o lado heróico de Cassie Lang que ganha destaque em Quantumania. Tudo bem que Janet Van Dyne (Michelle Pfeiffer) e Hank Pym (Michael Douglas) eram heróis desde os anos 1980, mas ambos haviam se afastado da ação desde que ela desapareceu. Isso mudou em Homem-Formiga 3.
Enquanto Janet guia a família pelo Reino Quântico, Hank comanda seu exército de formigas inteligentes na batalha contra as forças de Kang. Esse retorno à ação indica que a dupla pode colocar a mão na massa quando as variantes do vilão atacarem. Não apenas pela força, mas também pelo conhecimento, já que a sra Van Dyne conhece Kang profundamente.
Paz no Reino Quântico

Ao fim de Quantumania, o Reino Quântico está livre da ditadura de Kang, derrotado graças a união entre os heróis da Terra e os estranhos habitantes dessa realidade fora do tempo e do espaço.
Se por um lado esse parece um final feliz, por outro ele torna o local um novo abrigo para Homem-Formiga, Vespa e companhia. Além de poder acessá-lo em momentos de necessidade, eles também podem recorrer a poderosos aliados como a guerreira Jentorra (Katy M. O'Brian), o telepata Quaz (William Jackson Harper) e o simpático Veb (David Dastalmachian).
Loki e Mobius: Detetives

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania deu um gostinho da segunda temporada da série Loki. A última cena pós-créditos do filme mostra o Deus da Trapaça (Tom Hiddleston) e o agente Mobius M. Mobius (Owen Wilson) assistindo a apresentação de Victor Timely, uma variante de Kang.
No trecho, Mobius parece pouco impressionado com Timely, mas Loki demonstra profundo medo. O pavor de Laufeyson remonta o final da primeira temporada da série, em que Aquele Que Permanece explica que, caso fosse morto, suas variantes voltariam para conquistar o multiverso.
Ele foi assassinado por Sylvie (Sophia Di Martino), o que causou uma mudança que parece ter servido de motivação para Loki e Mobius unirem forças para rastreá-lo pelo tempo. Resta saber como o encontro com Victor Timely vai ajudar a dupla a lidar com os Kangs e sua guerra contra os heróis da Terra.