Não é segredo para ninguém que o diretor Guillermo Del Toro (O Labirinto do Fauno) não perdoou a Konami por cancelar o game Silent Hills. Porém, o cineasta fez questão de cutucar a ferida no aniversário de 9 anos de P.T., o teaser do jogo que nunca aconteceu.
Em 2014, a Konami lançou o misterioso P.T., um assustador teaser jogável do que viria a ser Silent Hills, jogo que uniria Del Toro ao desenvolvedor Hideo Kojima (Metal Gear Solid) e ao ator Norman Reedus (The Walking Dead). Porém, o projeto foi cancelado pela Konami, deixando apenas seu teaser para trás.
No aniversário de nove anos do P.T., O The Game Awards relembrou a demo no Twitter (ou X). Guillermo Del Toro aproveitou a publicação para mandar um recado tão rebuscado quanto obsceno:
“Ah... Konami... O que me diz? Irrumabo Konamitus.”
Por mais que pareça algum tipo de maldição, “Irrumabo Konamitus” é, na verdade, uma ofensa em Latim que pode ser traduzido como algo na linha de “f***-se a Konami”. Del Toro parece fazer menção ao obsceno poema XVI de Catulo, que usa o verbo “Irrumabo” com esta conotação.
Embora imprecisa, essa tradução é fortalecida pelo próprio retrospecto do cineasta. Em 2016, ele não floreou ao twittar “F***-se a Konami” ao comentar um trailer de Death Stranding, jogo que Hideo Kojima produziu após romper com o estúdio que cancelou Silent Hills. O cineasta mexicano voltou a cutucar a empresa em 2021, quando citou Silent Hill em um discurso no TGA.
Vale lembrar que, atualmente, a Konami se prepara para lançar um remake de Silent Hill 2 e uma série interativa chamada Silent Hill: Ascension. Nenhuma das produções têm data de lançamento definida.
Fonte: Guillermo del Toro, via Twitter.