Com os olhos da indústria dos jogos voltados para a Game Developers Conference 2019, a Google anunciou e apresentou o Stadia, sua plataforma focada em streaming de jogos de alta fidelidade gráfica. O Stadia é uma plataforma que funcionará para jogar games em qualquer um dos aparelhos da família Google, como o Chromecast, o Pixel ou simplesmente qualquer computador com o navegador do Google instalado. Tudo isso funciona através do processamento de dados na nuvem, tecnologia que vem sendo testada nos últimos anos e normalmente requer uma poderosa conexão de internet (um dos empecilhos para o Stadia no Brasil).
A plataforma da Google é quase totalmente digital: não será necessário comprar um console ou qualquer hardware — tudo funcionará através dos servidores da empresa, que podem transmitir jogos até 4K e 60FPS no lançamento; com planos de expansão para 8K e 120FPS. Não será necessário baixar títulos ou esperar para jogar, tudo funcionará na base do streaming, aos moldes de Netflix e Spotify. Desde que você esteja conectado na internet, o jogo estará acessível para o Stadia em qualquer lugar e dispositivo, afirma a empresa. Um dos desenvolvedores do Google chegou a afirmar que o futuro dos consoles não está em caixas físicas, mas sim nos servidores de empresas.
No vídeo abaixo, o vice-presidente da Google, Phill Harrison, mostra como os jogos poderão ser acessados no Stadia e a flexibilidade da plataforma, que permitirá jogar em diferentes aparelhos que vão desde celulares a Chromecasts e tablets.
O controle e o assistente da Google
A única peça de hardware apresentada no evento foi o controle proprietário da plataforma, que conectará com WiFi diretamente nos servidores da Google, diminuindo a latência e permitindo que o jogador troque de plataforma mais facilmente.
O controle tem botões de funções exclusivas da Google, como compartilhar videos diretamente no YouTube e acessar o Google Assistente para conseguir dicas em determinados jogos (o controle tem um microfone embutido para isso).
Se um jogador estiver com dificuldade de encontrar um coletável, basta acionar o Assistente pelo controle para ele buscar vídeos com a resposta. O recurso vai filtrar o que encontrar no YouTube e iluminará a parte do cenário onde está o item desejado — auxiliando jogadores perdidos.
Apesar do aparelho trazer benefícios para quem joga no Stadia, ele não será necessário e qualquer controle (ou mouse + teclado) poderá ser usado na plataforma.
A empresa não divulgou o preço oficial do controle.
Poder de fogo:
Na apresentação, a Google também alfinetou suas novas concorrentes na indústria de jogos. Como o Stadia não tem um hardware propriamente dito, o poder de fogo da plataforma depende de como a empresa alimenta e melhora seus servidores (que são feitos com 7.500 nós de transmissão de dados em todo o mundo). Para transmitir todos os jogos em 4K, a Google disponibiliza de uma fazenda de computadores com 10,7 teraflops de poder processamento — um número que equivale a mais do que o dobro disponível em um PlayStation 4 Pro. “Nossa capacidade é maior que os dois atuais consoles mais potentes juntos”, diz Harrison.
Claro que vale o "disclaimer" de que para esse poder de fogo ser atingido é necessário ter uma excelente conexão de internet estabelecendo a ponte entre o Chrome em sua casa e os servidores do Google.
Os jogos:
O evento foi mais centrado em apresentar tecnologias, mas alguns poucos jogos foram apresentados, como Doom e Doom Eternal, que serão disponibilizados em 4K com HDR e a 60FPS.
NBA 2K Sports, Assassin's Creed Odyssey, Rime e Shadow of the Tomb Raider também foram apresentados no evento e serão disponibilizados nas mesmas configurações.
Um estúdio de jogos exclusivo da Google:
Além dos estúdios parceiros, a Google também planeja lançar seus próprios jogos exclusivos para trazer mais valor ao Stadia (algo aos moldes do que a Netflix faz com seus Originais). No evento, a empresa apresentou o "Stadia Games & Entertainment", uma divisão de games da Google que será comandado por Jade Raymond — desenvolvedora veterana da indústria que participou da criação de vários jogos da saga Assassin's Creed.
Reymond afirmou que várias outras empresas também vão trabalhar em títulos exclusivos para o Stadia, mas não deu detalhes sobre quais são esses títulos ou quando serão anunciados.
Cross-play para todos
Outro ponto de destaque da plataforma é o fato de qualquer jogo multiplayer ter o aval da companhia para ter cross-play com outros consoles da geração.
Data de lançamento
O Google Stadia será lançado ainda em 2019 nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e em partes da Europa. Não há previsão para a plataforma chegar ao Brasil e a Google não divulgou o preço da assinatura.
Ao fim do evento, a empresa prometeu que apresentará mais jogos e tecnologias no verão americano (junho a setembro) — curiosamente a mesma época da E3 2019.