Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Gabe Newell, da Valve, defende adiamentos de jogos em documentário de Half-Life
Games

Gabe Newell, da Valve, defende adiamentos de jogos em documentário de Half-Life

Relembrando contratempos da obra-prima de 1998, Newell declarou: "Atraso é temporário, ruim é para sempre"

Arthur Eloi
Arthur Eloi
18.nov.23 às 17h24
Atualizado há mais de 1 ano
Gabe Newell, da Valve, defende adiamentos de jogos em documentário de Half-Life
Valve/Youtube/Reprodução

Apesar de ter ficado bem claro pela ausência de Half-Life 3, Gabe Newell revelou não ter nada contra adiamento de jogos. Muito pelo contrário, afirmou que é melhor para todos.

O chefão da Valve recentemente deu as caras em um documentário sobre os 25 anos do primeiro Half-Life, lançado em 19 de novembro de 1998. Na produção, que acompanhou uma atualização ambiciosa para o clássico, Newell relembrou os momentos puxados do desenvolvimento da obra-prima.

Inicialmente, o game estava previsto para sair um ano antes, em novembro de 1997, mas os desenvolvedores estavam frustrados com o que tinham em mãos. O engenheiro Ken Birdwell relembra que o protótipo não ficava a altura da visão da equipe, mesmo faltando três meses para o suposto lançamento: “Não era bom. Era apressado, exploratório, estúpido, não queríamos fazer aquilo”, falou.

Segundo Birdwell, não havia sintonia entre os vários departamentos da Valve:

Tínhamos um monte de monstros que sequer iriam aparecer no jogo porque ninguém havia sido escalado para trabalhar neles, e um monte de níveis que causavam confusão. Sei lá, todo mundo fez um monte de coisas, mas nada funciona desse jeito.

Foi ai que a diretoria da Valve optou por enfrentar a publisher Sierra e afirmar que adiaram o game, mesmo que isso custasse o investimento do projeto. Gabe Newell então explicou a lógica por trás da decisão:

Atraso é temporário, ruim é para sempre. Podíamos ter tentado forçar o jogo a sair, mas essa não é a empresa que queríamos ser, nem as pessoas que gostaríamos de ser e nem a relação que queríamos com nossos consumidores.

No fim das contas, a decisão se mostrou certeira, já que o ano adicional de desenvolvimento fez com a Valve criasse um dos jogos de PC mais influentes da história dos games, que mudou a indústria para sempre.

Se o seu inglês estiver em dia, pode conferir o documentário completo abaixo, que conta com mais de uma hora de histórias sobre a criação de Half-Life e drops de sabedoria de Newell:

Watch on YouTube

Lançado em 1998, Half-Life está de graça no Steam, por tempo limitado, até 20 de novembro.

Fonte: PC Gamer

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais