Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Estudo mostra que vikings não eram exatamente como são retratados atualmente
Ciência e Tecnologia

Estudo mostra que vikings não eram exatamente como são retratados atualmente

Pesquisa foi feita com mais de 400 esqueletos

Fernanda Talarico
Fernanda Talarico
19.set.20 às 18h53
Atualizado há mais de 4 anos
Estudo mostra que vikings não eram exatamente como são retratados atualmente

Séries como Vikings podem estar representando os famosos guerreiros de maneira errada. Pois é, eles eram diferentes do que imaginamos e não eram sempre loiros e extremante brancos; ao contrário: eram morenos e até mesmo mestiços. Pelo menos, é isso o que mostrou um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

Em um artigo publicado pela revista científica Nature, foram analisados genomas de mais de 400 indivíduos (homens, mulheres e crianças) que viveram em diferentes épocas que abrangem o pré e o pós a Era Viking, e que viveram em diferentes locais, como Irlanda, Islândia, Groenlândia, Polônia, Ucrânia, Reino Unido e Rússia.

Assim, a ideia pregada entre os séculos 19 e 20 é diferente da realidade vivida pela Escandinávia medieval. Pelo o que foi demonstrado, o local era relativamente cosmopolita e recebeu influências genômicas de diferentes regiões, como do leste da Europa e até mesmo de locais mais ao sul, como da Ásia.

Então, a pesquisa concluiu que não existe a "pureza racial" entre os vikings, pois também está presente no seu DNA o material genético da Ásia, sul da Europa e das Ilhas Britânicas.

Outro ponto que também ajudou na diversidade genética do grupo foram as diferentes rotas vikings, de expedição ou comerciais.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais