As negociações entre os grandes estúdios de Hollywood e o sindicato dos atores, pelo fim da greve, foram paralisadas. A última reunião, ocorrida na última quarta-feira (11), terminou em impasse após os representantes das grandes empresas deixarem a conversa sem fazer uma contraproposta.
A AMPTP, associação que representa os grandes estúdios de Hollywood, emitiu um comunicado dizendo que as negociações com o sindicato SAG-AFTRA “não estão se movendo em uma direção produtiva” porque a “distância” entre as partes é “muito grande”.
O SAG-AFTRA, por sua vez, acusou os chefões da indústria de Hollywood de abandonar a conversa após se negarem a apresentar uma contraproposta ao pedido mais recente do sindicato. As empresas teriam feito uma proposta menor até do que haviam feito antes de a greve começar.
Os representantes dos atores disseram em comunicado que “modificaram completamente as propostas de divisão de lucros”. Para ilustrar, eles afirmam que o valor poderia ser pago com 57 centavos de dólar das assinaturas por assinante a cada ano. Essa quantia, de aproximadamente R$ 2,88, na cotação atual, foi recusada pelos estúdios.
“Essas empresas se recusam a proteger atores de serem substituídos por Inteligência Artificial, se recusam a aumentar os salários para acompanharem a inflação e se recusam a compartilhar uma pequena porção da imensa receita que o trabalho de VOCÊS gera para eles” – disse o SAG-AFTRA em comunicado aos atores.
A greve dos atores dos começou em julho de 2023. Algumas das principais demandas da manifestação são melhores remunerações e condições de trabalho, além da regulamentação no uso de inteligência artificial na indústria cinematográfica. A paralisação coincidiu com a dos roteiristas de Hollywood, que chegou ao fim em setembro.
Fique de olho no NerdBunker para mais novidades sobre a greve. Siga nossos perfis nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.