Durante a Gamescon 2018, Patrick Mills, o designer de quests de Cyberpunk 2077, contou para o PC Gamer que o novo jogo da CD Projekt RED seguirá a filosofia de jogo dos DLCs de The Witcher 3.
Segundo ele, as missões de Cyberpunk e das expansões compartilham da mesma "complexidade e tempo de duração", portanto, cada side quest terá várias decisões a serem feitas e não estarão lá só para encher linguiça.
Sempre tem alguém que designa a missão e você pode seguir direto para completar seu objetivo do jeito que aquela pessoa te falou. Mas [o processo] ficou ainda mais complicado em Cyberpunk — aqui há múltiplas maneiras de resolver as quests individuais. Antes, havia algumas maneiras e decisões [a fazer]. Agora, existem maneiras completamente diferentes de jogar uma única missão.
O designer ainda diz que tudo será projetado do ponto de vista do jogador, e itens específicos de missões sempre estarão no mesmo lugar — sem aparecer magicamente só depois que uma missão é aceita. Ou seja, se você encontrar algo que é necessário para uma quest, você o guardará e ele será útil quando precisar.
[Essas coisas] dão muito trabalho — elas são muito, muito complicadas —, mas nós pensamos: e se o jogador perguntar: "será que eu posso fazer isso?", e ele realmente puder, então você terá que lidar com as consequências de sua escolha. Isso faz parte do conceito de "escolha e consequência" — não ter isso apenas em diálogos, mas sim inserido no gameplay.
E por fim, Mills diz que os jogadores devem esperar por tudo que vimos em The Witcher 3, reforçando que Cyberpunk 2077 é mais parecido com seus DLCs do que com o próprio jogo principal "porque é da filosofia de design das expansões que estamos nos inspirando".
O jogo será um RPG com elementos de FPS e, claro, muito em foco na narrativa, algo já tradicional da desenvolvedora polonesa. Nós assistimos ao primeiro gameplay em sessão fechada para a imprensa. E você pode conferir tudo o que já sabemos sobre o título e todas as classes jogáveis que vão influenciar seu personagem.
Cyberpunk 2077 foi anunciado em 2012 e, em uma entrevista antiga, a CD Projekt RED prometeu lançar o jogo antes de 2019.