O ator Dave Bautista, que interpreta o Drax no Universo Marvel, voltou a falar da demissão de James Gunn — o diretor de Guardiões da Galáxia. Após dizer que "não estava Ok com tudo que aconteceu", Bautista falou mais abertamente sobre o caso, citando um ataque e a classificando a demissão como uma injustiça.
Ele também falou que a relevância desse caso é mais importante do Guardiões da Galáxia 3 ou a própria Disney. Segundo ele foi um ataque de Ciber-Nazista à Gunn, fazendo alusão a Mike Cernovich — quem divulgou os tweets de Gunn inicialmente.
Cernovich é um membro conhecido da extrema-direita americana e ficou conhecido por um ser grande propagador do Pizzagate, caso em que uma pizzaria foi apontada como sendo um lugar democrata de pedofilia. A acusação do Pizzagate foi posteriormente apontada como mentira, mas até hoje pessoas aparecem armadas para resgatar as crianças na Pizzaria. Algumas até chegam a abrir fogo no local.
Leia o depoimento completo abaixo:
O que aconteceu aqui é muito mais importante que Guardiões 3, o James Gunn, a Disney etc; Isso foi um ataque bem sucedido de Ciber-Nazistas. A não ser que comecemos a nos unir contra essa merda (independentemente de pessoas estarem ofendidas ou não) isso vai ficar muito pior. E pode acontecer com qualquer um.O que você vai fazer quando Ciber-Nazistas atacarem você? Quem vai ficar do seu lado? Quem vai covardemente se afastar de ti? Quem vai punir você por piadas horríveis que foram feitas no passado ao invés de te defender por inspirar milhões de pessoas? MILHÕES!!!! #Redenção #Injustiça @JamesGunn
A controvérsia envolvendo Gunn começou após dez mil tweets antigos do cineasta serem revividos — na maioria deles, o diretor fazia piadas a temas como estupro, pedofilia e AIDS.
A recente demissão de James Gunn da Disney, por causa de tweets antigos do cineasta, está dando o que falar e dividindo os fãs da franquia Guardiões da Galáxia. Muitos dão razão à decisão da Disney de cortar relações após as postagens ofensivas, mas outros defendem que a demissão deveria ser repensada porque os tweets foram escritos há uma década.
A revolta dos atores vem ao descobrir que foram membros da extrema direita (os chamados Alt-Right) que foram caçar tweets antigos e ofensivos do diretor. De acordo com o Deadline e com a Fox News, estes membros queriam desbancar Gunn por ele ser um crítico ferrenho do governo Trump.
Um grupo de fãs que está a favor de Gunn criou uma petição no Change.org para o diretor ser recontratado e assumir o terceiro longa dos Guardiões.
Guardiões da Galáxia Vol. 3 estreia em algum momento de 2020. As filmagens acontecem em 2019. Não temos nenhum detalhe a despeito da temática ou da história do terceiro filme. Um novo diretor não foi anunciado e não sabemos se o roteiro de Gunn será utilizado.