Com o sucesso da versão mobile de Call of Duty e o Warzone, battle royale gratuito da franquia, a Activision afirmou que pretende usar a mesma estratégia para seus outros jogos.
Durante reunião para apresentar os resultados do último trimestre de 2020, o CEO da Activision, Bobby Kotick, diz que o jeito com que trataram a franquia Call of Duty será modelo para outros títulos da empresa:
Call of Duty estabeleceu uma fundação clara para inovação baseada em franquias, e estamos aplicando esta estratégia por nossas outras franquias principais para aumentar alcance, engajamento e investimento dos jogadores.
Kotick explica que as iniciativas expandiram o alcance da franquia em mais de três vezes quando comparado com o ano de 2018 — ao todo, foram 250 milhões de pessoas jogando CoD em 2020, contra 70 milhões em 2018.
Ele continua:
Nossa abordagem fez com que a franquia ficasse mais social do que nunca, beneficiando tanto os ossos jogadores quanto a nossa performance de negócios. Jogadores de Call of Duty que jogam em grupos com amigos passam mais que o triplo de horas no jogo e investem mais que o triplo em conteúdo in-game, comparados a outros jogadores.
O modelo já está sendo aplicado em Diablo, que terá o lançamento do gratuito Diablo Immortal para mobile além do Diablo IV, esperada continuação da franquia principal.
Mas nem só de Warzone e mobile vive o Call of Duty, e um novo jogo da franquia está sendo desenvolvido, com lançamento previsto para o último trimestre do ano, como de costume. A empresa responsável pelo próximo título não foi divulgada.