Apple remove Fortnite da App Store; Epic Games responde com ação judicial

O caso começou depois da Epic Games implementar seu próprio método de pagamento no aplicativo

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Apple remove Fortnite da App Store; Epic Games responde com ação judicial

A Apple removeu Fortnite da App Store nesta quinta-feira (13), depois da Epic Games implementar seu próprio método de pagamento no aplicativo.

Em declaração para o The Verge, a empresa alegou que a atitude da Epic violou suas diretrizes pré-estabelecidas pois burla a taxa de 30% cobrada em cima das transações — e deu a entender que não tem intenção de negociar um valor menor, mas que quer chegar a um entendimento com a empresa. Veja:

Hoje, a Epic Games tomou a infeliz atitude de violar as diretrizes da App Store, que são impostas igualmente a todo desenvolvedor para manter o aplicativo seguro para os usuários. Como resultado, Fortnite foi removido da loja. A Epic lançou recursos que não foram aprovados pela Apple, e fizeram isso com a intenção de violar as nossas diretrizes em relação aos pagamentos.

A Epic lança seus aplicativos na App Store há uma década, e se beneficiou do ecossistema da loja — incluindo suas ferramentas e distribuição que a Apple fornece para todos os desenvolvedores. A Epic concordou livremente com os termos e as diretrizes da Apple Store, e estamos felizes que eles conseguiram um espaço na loja. Vamos fazer o possível para trabalhar com a Epic para resolver essas violações, então talvez o jogo volte para a App Store.

Como resposta, a Epic Games anunciou em seu perfil oficial no Twitter que abriu uma ação judicial contra a Apple.

“A Epic Games abriu uma ação judicial como resposta para a Apple.”

O processo se baseia no argumento de que a Apple está tentando monopolizar e controlar o mercado, mencionando até 1984, livro de George Orwell, que se passa em um distopia em que a sociedade e todas as ações dos cidadãos são manipuladas e vigiadas pelo chefe de estado Big Brother.

Além disso, Fortnite acabou de ter um evento no Festa Royale que exibiu um curta-metragem que também fez alusão a 1984. Confira:

Fortnite está disponível gratuitamente para PC, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e celulares.