Os k-dramas, dramas televisivos feitos na Coreia do Sul, conquistaram espaço entre os fãs brasileiros ao longo dos anos, popularizados por meio da internet e, principalmente, dos fansubs. Nesse cenário de trocas intensas com a cultura coreana, a HBO Max deu o pontapé para a produção de Além do Guarda-Roupa, uma produção brasileira inspirada nos dramas coreanos.
Durante a CCXP 2022, o NerdBunker conversou com Pyong Lee, Julia Bach e Sabrina Nonata, que integram o elenco, para descobrir detalhes exclusivos da produção.
A trama de Além do Guarda-Roupa
A produção segue Carol (Sharon Blanche) uma menina de 17 anos, brasileira, aspirante a bailarina, que quer distância de tudo que vem da Coreia, desde que foi abandonada pelo pai, que nasceu no país.
Certo dia, seu guarda-roupa vira um portal mágico para o dormitório de um grupo de K-pop, o ACT, o que faz com que ela mergulhe de vez nessa cultura. Os astros do grupo são interpretados pelos coreanos Kim Woo-jin (Kyung), Kim Jin-kwon (Dae-Ho), Lee Min-wook (Sang Mok) e Park Jae-chan (Chul Woo).
Em entrevista ao NerdBunker, a atriz Sabrina Nonata, que interpreta Nayara, líder do fã clube do ACT, falou sobre o processo de gravação e as interações com os astros coreanos, apesar das diferenças culturais e de idioma:
“A gente se conectou muito antes das gravações. Tivemos uma preparação muito longa e muito importante. Para mim, que atuei com o pessoal falando em coreano, não entendendo nada e eles também não entendendo nada, a gente teve uma conexão bem grande. Foi uma experiência difícil, interessante e uma coisa nova.”

Em relação às semelhanças com as produções coreanas, o ator Pyong Lee, que vive o empresário do ACT, revelou uma pequena inspiração em What's Wrong with Secretary Kim? (2018). O elenco também adiantou que os fãs brasileiros podem esperar o romance e humor típico dos k-dramas e um contraste entre os cenários do Brasil e Coreia. Segundo Nonata:
"Quando vocês assistirem, verão muita diferença de quando está no Brasil e quando está na Coreia. Não só o cenário e o idioma em si, mas também o jeito, o olhar."
Bom Retiro, reduto da comunidade coreana no Brasil, em destaque
O bairro do Bom Retiro, localizado na região central da cidade de São Paulo, foi o grande escolhido como cenário das gravações de Além do Guarda Roupa. A região é conhecida pelo grande fluxo imigratório e por ser o reduto de grande parte da comunidade coreana no Brasil. O local também sedia o Festival de Cultura Coreana. O elenco comentou a ambientação e a importância da visibilidade cultural para o bairro:
[Sabrina Nonata]: "Eu não era muito próxima do Bom Retiro. A gente fez uma tourzinha antes de começar, fomos em restaurantes e tudo mais. É um bairro incrível, eu fiquei apaixonada, óbvio que, quando a gente gravava ficava cheio de gente observando, querendo entender o que estava acontecendo. E é muito importante um bairro tão rico em cultura ser visto."[Júlia Bach]: "Eu me apaixonei pela comida. É literalmente viciante!"
[Pyong Lee]: E Bom Retiro é o bairro dos Coreanos, então achei muito legal eles usarem algo que faz parte do mundo real. Morei 24 anos da minha vida lá, eu nasci no Bom Retiro e foi bem interessante porque é minha casa, basicamente."
Além de romance e um mix das culturas coreana e brasileira, os espectadores também podem esperar muito K-pop, músicas originais e coreografias especiais dos astros coreanos na produção.
Além do Guarda-Roupa será lançada no HBO Max, mas ainda não tem data de estreia.