Olhando para trás, 2022 foi muito agitado para os leitores de histórias em quadrinhos no Brasil. Foram vários os lançamentos e republicações que chegaram ao público, que não ficou carente de ótimas leituras.
Aproveitando o clima de retrospectiva dos dias finais do ano, o NerdBunker decidiu lembrar grandes HQs que chegaram – ou voltaram – ao país em 2022.
Considerando a quantidade de quadrinistas e editoras, é impossível abarcar todos os lançamentos. Portanto, essa lista não tem a pretensão de enumerar “melhores” quadrinhos de 2022, mas sim celebrar 15 dos vários títulos que fizeram a alegria dos leitores no país. Confira:
1- Monstro do Pântano

Roteiro: Ram V
Arte: Mike Perkins e John McCrea
Cores: Mike Spicer
A DC Comics reinventou o Monstro do Pântano em grande estilo. Criada pelo roteirista Ram V (Detective Comics), a nova fase apresentou uma nova versão da criatura em uma trama que reúne vários dos elementos que tornaram o personagem tão querido. Misturando horror, a responsabilidade de ser o Guardião do Verde e mistérios, o título fez tanto sucesso que levou a encomendar uma “segunda temporada” para ampliar o que foi originalmente concebido como minissérie.
Monstro do Pântano volume 1 foi publicada no Brasil pela Panini.
2- Nem Todo Robô

Roteiro: Mark Russell
Arte: Mike Deodato Jr.
Cores: Lee Loughridge
Nem Todo Robô acompanha a família Walter no ano de 2056. Nesse período, a humanidade passou a designar quase todos os trabalhos para os robôs, que por sua vez passam a sustentar as famílias humanas. Premiada na categoria Melhor Publicação de Comédia do Eisner 2022, essa sátira sci-fi caiu nas graças de crítica e público, justificando a afirmação do brasileiro Mike Deodato Jr. de que esse é o "roteiro mais inteligente" que recebeu.
Nem Todo Robô foi publicado no Brasil pela Comix Zone.
3- Anjinho - Além

Roteiro e arte: Max Andrade
Cores: Kaji Pato
Um dos personagens da Turma da Mônica a ganhar uma Graphic MSP para chamar de sua em 2022 foi o Anjinho. Na história, o garoto é enviado à Terra para aprender uma lição valiosa ao questionar ninguém menos do que Deus. Misturando influências de mangás, inspiração na vida do autor e o histórico do próprio Anjinho, o quadrinho marca uma estreia encantadora e emocionante para o personagem no universo das Graphics.
4- Miracleman Por Neil Gaiman & Mark Buckingham

Roteiro: Neil Gaiman
Arte: Mark Buckingham
Cores: D'Israeli
Incompleta desde os anos 1990, a fase de Neil Gaiman (Sandman) a frente da revista Miracleman finalmente retornou. Dona dos direitos do personagem desde 2012, a Marvel republicou as poucas edições da revista lançadas antes da falência da editora original e encomendou a produção das edições finais que concluem a “Era de Prata” do personagem.
Miracleman Por Neil Gaiman & Mark Buckingham - Vol. 1 foi publicada no Brasil pela Panini.
5- Fade Out

Roteiro: Ed Brubaker
Arte: Sean Phillips
Cores: Elizabeth Breitweiser
A parceria entre o roteirista Ed Brubaker e o artista Sean Phillips segue rendendo ótimos frutos, e um dos pontos altos é Fade Out. No quadrinho, a dupla levou a maestria no gênero policial para a era de ouro de Hollywood. Inspirado na vida do tio de Brubaker, que foi roteirista de cinema, Fade Out acompanha a investigação de uma morte muito suspeita no luxuoso mundo das estrelas.
Fade Out foi publicado no Brasil pela Mino.
6- Mukanda Tiodora

Roteiro e arte: Marcelo D’Salete
Em Mukanda Tiodora, o renomado autor Marcelo D’Salete retorna à São Paulo do século XIX para acompanhar a entrega de uma carta de Teodora Dias da Cunha, mulher escravizada que existiu no mundo real. Fazendo uso de registros e personagens históricos, a ficção traz reflexões que chegam aos dias de hoje e joga luz em um período importante para a história da população negra no Brasil. Tudo isso enquanto D’Salete experimenta um novo estilo artístico que se aproxima de gravuras.
Mukanda Tiodora foi publicado pela Veneta.
7- Supergirl: A Mulher do Amanhã

Roteiro: Tom King
Arte: Bilquis Evely
Cores: Mat Lopes
A Mulher do Amanhã acompanha a Supergirl questionando seu lugar no universo. Nesse momento de reflexão, ela aceita a missão para ajudar a jovem Ruthye a se vingar dos responsáveis pela destruição de seu lar e morte de sua família. A história é uma aventura grandiosa, comovente e divertida que se destaca especialmente pelo belíssimo trabalho artístico dos brasileiros Bilquis Evely e Mat Lopes.
Supergirl: A Mulher do Amanhã foi publicada no Brasil pela Panini.
8- Zona de Crise

Roteiro, arte e cores: Simon Hanselmann
Em 2012, Simon Hanselmann começou a produzir histórias de humor ácido focadas em personagens esquisitos como a bruxa Megg, Mogg, Coruja e Lobisomem Jones. Quase dez anos depois, quando o mundo parou por conta da pandemia de COVID-19, o quadrinista levou esse elenco para um webcomic diário que registrou esse momento à sua própria maneira. Resultado de um ano de trabalho intenso, o quadrinho venceu um Prêmio Eisner e ganhou versão física em um livro com cenas inéditas e comentários do autor.
Zona de Crise foi publicado no Brasil pela Veneta.
9- A Guerra dos Farrapos

Roteiro: Tabajara Ruas
Arte: Flavio Colin
A obra de Flavio Colin está em pleno resgate no Brasil, e um dos grandes quadrinhos do mestre a voltar em 2022 foi A Guerra dos Farrapos. Com arte de Colin e roteiro de Tabajara Ruas, a graphic novel conta a Revolução Farroupilha, a guerra civil ocorrida no Rio Grande do Sul entre 1835 e 1845. Em menos de 100 páginas, o álbum conta um dos grandes episódios da história do país no inigualável traço de um dos nossos maiores artistas.
Lançada originalmente em 1985, A Guerra dos Farrapos foi republicada pela Comix Zone.
10- Quarteto Fantástico - História de Vida

Roteiro: Mark Russell
Arte: Sean Izaakse
Cores: Nolan Woodard
Pegando carona no sucesso de Homem-Aranha: História de Vida, a Marvel encomendou uma versão focada no Quarteto Fantástico. O quadrinho segue a mesma ideia de acompanhar a equipe envelhecendo ao mesmo tempo em que o mundo real. Escrita por Mark Russell (olha ele aqui de novo) com belíssima arte de Sean Izaakse (Thunderbolts), a história é uma homenagem ao rico legado da Primeira Família da Marvel carregada de momentos épicos e emocionantes.
Quarteto Fantástico - História de Vida foi publicada no Brasil pela Panini.
11- Balada para Sophie

Roteiro: Filipe Melo
Arte: Juan Cavia
A HQ portuguesa Balada para Sophie acompanha Adeline, uma jornalista que consegue uma entrevista com Julien Dubois, grande pianista que passa seus dias isolado em uma mansão. Amargurado, o homem relembra sua história desde a origem até a ascensão, com destaque para a rivalidade com um outro músico. Unindo um roteiro cativante – escrito por Filipe Melo, que é pianista – com arte de encher os olhos, o quadrinho justifica o barulho que fez entre público e crítica.
Balada Para Sophie foi publicada no Brasil pela Pipoca & Nanquim.
12- São Francisco

Roteiro: Gabriela Güllich
Arte: Gabriela Güllich e João Velozo
São Francisco é uma reportagem em quadrinhos produzida com base em uma jornada de 15 dias realizada pela jornalista e quadrinista Gabriela Güllich e o fotógrafo João Velozo. A dupla percorreu mais de 1000 km para cobrir a transposição do rio São Francisco em uma obra que mistura quadrinhos e fotografias para abordar água, seca e obra. Vencedora da categoria Publicação Independente de Autor no Troféu HQMix 2020, a reportagem ganhou versão digital em 2022 e é um ótimo lembrete da força do jornalismo em quadrinhos.
São Francisco foi republicado pela Conrad.
13- A Saga da Liga da Justiça

Roteiro: Mark Waid, Grant Morrison e mais
Arte: Darick Robertson, Howard Porter e mais
Cores: Pat Garrahy, John Kalisz e mais
Em 2022, os leitores brasileiros tiveram a chance de reencontrar algumas das melhores histórias da Liga da Justiça. Dentro da coleção “A Saga de”, a Panini iniciou a republicação da fase anos 90 da equipe, escritas por grandes nomes como Mark Waid (Reino do Amanhã) e Grant Morrison (Crise Final). Reunindo os sete membros principais, essa saga é conhecida por revitalizar a popularidade do time em histórias memoráveis que se tornaram referência quando se pensa na Liga.
A Saga da Liga da Justiça está em publicação pela Panini.
14- Made in Korea

Roteiro: Jeremy Holt
Arte: George Schall
Situada em um futuro próximo, Made in Korea acompanha o crescimento de Jesse, um robô com inteligência artificial adotado por um casal incapaz de ter filhos. Cativante e surpreendente, a HQ retoma a clássica discussão da ficção científica sobre o que torna um ser humano, com questões modernas e sensíveis. Tudo isso enquanto constrói um universo que merece ser visitado.
Made in Korea foi publicada no Brasil pela Conrad
15 - Andei por entre as frestas e te trouxe flores, pedras e algumas miudezas

Roteiro e arte: Paulo Crumbim
Andei por entre as frestas e te trouxe flores, pedras e algumas miudezas é uma publicação difícil de descrever. Apresentada na sinopse como uma "investigação sobre o atual momento do país", o álbum é uma junção de poesia, eventos reais e até memes em uma estrutura surreal que se parece menos com uma história e mais com um sonho. Por mais estranho que pareça, é isso o que torna essa obra tão cativante. Um lançamento altamente recomendado para quem curte algo experimental.
Andei por entre as frestas e te trouxe flores, pedras e algumas miudezas foi publicada pela Mino.