Poucos dias antes da estreia de X-Men ‘97 no Disney+, veio a público a notícia que a Marvel demitiu Beau DeMayo, criador, produtor e roteirista da animação. Após meses de silêncio, as duas partes trocaram acusações a respeito do desligamento e de exclusão nos créditos do seriado.
- X-Men ‘97 triunfa ao resgatar o que os mutantes têm de melhor | Crítica
- Criador demitido de X-Men '97 diz que Marvel não o convidou para o Emmy
Na última quinta-feira (15), Beau DeMayo foi ao Instagram dizer que a Marvel o notificou que vai remover o nome dele da segunda temporada de X-Men ‘97, a qual ele havia trabalhado antes de ser demitido. Segundo ele, essa exclusão se deve a uma arte de fã que o mostra como uma versão sexy do Ciclope:
“Em primeiro lugar, sou grato por ter trabalhado em X-Men '97 e um pessoal incrivelmente talentoso. Criar o revival foi um sonho realizado e o apoio dos fãs é tocante. No entanto, sinto isso me pressionando a falar sobre a saída da série. No próximo slide está a fan-art de X-Men que publiquei no Instagram no Dia do Orgulho LGBT, em junho. No dia 13 de junho, a Marvel enviou uma carta me notificando que eles tiraram meus créditos na 2ª temporada por causa desse post. Infelizmente, este é o acontecimento mais recente de um padrão preocupante que sofri enquanto trabalhava em X-Men '97 e Blade. Terei mais a dizer em breve, mas preciso dar um tempo das redes sociais para encontrar um espaço mais seguro para que eu possa ser assumido, orgulhoso e nerd.”
Depois, ele usou os stories do Instagram para prever que a empresa se defenderia dizendo que encerrou o contrato dele por publicações em redes sociais. Ele também prometeu revelar a verdade no futuro:

"A verdade será revelada. Após o desastre deles no Disney+, a Marvel quer desviar o assunto com supostas quebras de contrato por causa de publicações no Twitter. É trágico que tenha chegado a isso, mas não é surpreendente. Fique atento."
Após essa publicação, a Marvel enviou uma declaração ao THR. A empresa reforçou que DeMayo não tem ligação com a empresa desde março de 2024 e que a demissão aconteceu após uma investigação realizada pela empresa:
“O sr. DeMayo foi demitido em março de 2024 após uma investigação interna. Dada a natureza flagrante das descobertas, cortamos laços imediatamente, e ele não tem mais nenhuma afiliação com a Marvel.”
Fontes consultadas pelo site dizem que a remoção do nome de Beau DeMayo dos créditos da segunda temporada se deve a “má conduta sexual”. Nem o roteirista, nem a Marvel comentaram essa questão.
A demissão de Beau DeMayo foi anunciada em março de 2024, dias antes da estreia de X-Men ‘97. Após o sucesso da produção a segunda temporada foi confirmada pelo Disney+ e um dos produtores confirmou que ela usará ideias do criador. Desde então, nenhuma das partes falou sobre o desligamento. Porém, DeMayo foi às redes sociais reclamar pelo fato de não ter sido convidado pela Marvel a comparecer ao Emmy 2024, que o estúdio disputa com a animação dos mutantes criada por ele.
A primeira temporada de X-Men ‘97, assim como a série animada original e outras produções da Marvel, está disponível no Disney+.
Fonte: Beau DeMayo, via Instagram e THR.