Após três anos, Ruptura finalmente está de volta à Apple TV+ com uma segunda temporada e, como sabemos que você provavelmente não dividiu a sua consciência em duas, é bem possível (e perdoável) que muito do que aconteceu na série se perdeu na memória ao longo dessa espera toda.
A boa notícia é que você não precisará passar por nenhum procedimento cirúrgico da Lumon, porque o NerdBunker reuniu abaixo oito dos principais pontos que você precisa ter na mente antes de mergulhar nas novas aventuras de Mark e companhia. Confira:
[Zona de Spoilers da primeira temporada de Ruptura]
1- Os externos

Ruptura apresenta uma situação distópica na qual trabalhadores da misteriosa companhia Lumon escolhem passar pelo processo que dá nome à série. A cirurgia consiste na divisão de consciência entre “internos”, os “vocês” que passam oito horas por dia no trabalho, e os “externos”, as pessoas “normais” durante o resto do dia. Um sem qualquer memória ou consciência das experiências do outro.
Ao longo dos episódios, acompanhamos o despertar dos internos Mark, Dylan, Helly e Irving sob as próprias condições desumanas, o que culmina com uma tentativa de contato do quarteto com o mundo interior, ainda que por breves minutos, através de um dispositivo que permite que os internos “acordem” no mundo real, o que gera a grande reviravolta e o gancho fumegante deixado pelo primeiro ano.
2- “Ela está viva!”

Desde o início, acompanhamos a trama pelos olhos de Mark (Adam Scott), que optou pela ruptura para superar a morte da esposa, Gemma. No capítulo final da primeira temporada, o Mark interno acorda no meio de uma reunião familiar e descobre uma realidade perturbadora: sua esposa externa não só está viva, como passou a temporada inteira embaixo do nariz do próprio Mark.
Isso porque Gemma foi transformada numa das funcionárias do andar de ruptura da Lumon, onde atende pelo nome de Senhorita Casey, a responsável pelo setor de bem-estar da empresa.
3- O corredor escuro e os segredos de Helly

Irving (John Turturro) e Helly (Britt Lower) também tiveram revelações ao acordarem do lado de fora. O primeiro descobriu que seu externo aparenta saber mais do que devia sobre os segredos da Lumon, já que passa noites a fio pintando o que parece ser um dos sinistros e misteriosos corredores da empresa.

Já Helly, a mais rebelde do grupo de internos, descobre que sua “eu” de fora é nada menos do que a herdeira do poderoso conglomerado, e uma das principais ativistas a favor do processo de ruptura, para descrença e desespero de si mesma.
4- As cabras da Lumon

Por falar em Lumon, um dos grandes mistérios de toda série é o que raios são os negócios da empresa, e parece que a resposta será bastante complicada e maluca. Isso porque Mark e companhia logo descobrem outros setores e escritórios no andar de ruptura, incluindo até um dedicado à criação de cabras vivas para algum fim misterioso.
5- Números do mal

Na firma, o time de Mark é responsável pelo “refinamento de macrodados”. A tarefa consiste em analisar uma série de números aleatórios na tela do computador, que supostamente despertam reações instintivas e emocionais nos internos, para que sejam catalogadas corretamente. Se a descrição não faz o menor sentido para você, bem, bem-vindo ao clube.
6- Reintegração

Ruptura também aborda os efeitos do procedimento do lado de fora da empresa, já que há vários grupos que se opõem à Lumon. Uma das tramas abordadas é a de Petey (Yul Vazquez), um ex-funcionário que passou pelo processo de “reintegração”, que uniu memória e consciência dos dois “eus”.
No começo da temporada, Petey procura o Mark externo e planta a dúvida no ex-colega sobre a natureza do trabalho na Lumon, o que certamente será um dos pontos da segunda temporada.
7- Sra. Cobel

Se o andar de ruptura já é sinistro por si só, a figura da Sra. Cobel (Patricia Arquette), diretora do departamento, torna a experiência ainda mais bizarra e distópica.
Seguidora fiel dos ensinamentos da Lumon, a personagem chega ao ponto até de morar ao lado do Mark externo, a fim de vigiar a vida do funcionário, e se infiltra na família do protagonista como cuidadora da filha de Devon (Jen Tullock), irmã de Mark.
Ao fim da temporada, Cobel descobre o plano dos internos ao estar presente bem no momento em que o Mark interno acorda no mundo de fora, provando sua lealdade extrema à empresa. Mas será que a admiração é recíproca para a Lumon?
8- Ruptura no mundo

Ao longo da temporada, vemos indícios de que o processo de ruptura não é uma exclusividade dos corredores da Lumon, e pode ganhar o mundo todo muito em breve. O maior sinal disso é a personagem Gabby (Nora Dale), que tem uma aparição curta, mas bastante importante.
Gabby conhece Devon, a irmã de Mark, em um retiro de gestantes, e logo é revelado que ela fez ruptura para não sofrer as dores da gravidez e do parto. Posteriormente, descobrimos também que a personagem é esposa de um senador influente que, junto da Lumon, busca expandir o processo de ruptura para outros usos.
Ruptura retorna com episódios inéditos em 17 de janeiro e exibe episódios inéditos às sextas, pela Apple TV+.
Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.