O roteirista da versão original de Matador de Aluguel (Road House), lançada em 1989, abriu um processo contra o Metro Goldwyn Mayer Studios e a Amazon Studios por causa do remake que está com lançamento marcado para março.
R. Lance Hill (que também usa o pseudônimo David Lee Henry) confronta os estúdios por questões relacionadas a violação de direitos autorais. O roteirista afirma que, em 2021, entrou com uma petição, solicitando que os direitos de Matador de Aluguel fossem devolvidos a ele assim que a reivindicação da United Artists expirasse, em novembro de 2023.
A Amazon, então, teria ignorado esse processo e seguido com o remake.
Hill ainda argumenta que as empresas teriam usado inteligência artificial (IA) para replicar vozes no filme, a fim de concluir a substituição automatizada de diálogos durante as greves recentes de atores e roteiristas. Assim, o longa seria finalizado antes de novembro do ano passado.
Mas, de acordo com o processo, isso não aconteceu até janeiro de 2024.
"Em 11 de novembro de 2023, os direitos autorais do roteiro [original de Matador de Aluguel] foram devidamente revertidos para Hill, de acordo com a Lei de Direitos Autorais. No entanto, violando o direito fundamental de rescisão autoral, os réus se recusaram a reconhecer o processo realizado. Em vez disso, os réus avançaram com a produção de um remake do filme de 1989, derivado do roteiro de Hill."
Vale comentar que Matador de Aluguel já foi acusado anteriormente de usar inteligência artificial. Fontes do Variety comentaram que o produtor Joel Silver, demitido da Amazon em novembro por abuso verbal, foi, na verdade, dispensado por apresentar preocupações relacionadas ao uso de IA para completar a produção em questão.
Em comunicado oficial, a Amazon negou o uso de inteligência artificial em Matador de Aluguel e chamou o processo aberto por R. Lance Hill de "sem mérito". O estúdio não acredita que a rescisão dos direitos autorais seja válida e contestará a propriedade.
"A ação movida por R. Lance Hill em relação a Matador de Aluguel é completamente sem mérito, e inúmeras alegações são categoricamente falsas. O filme não usa qualquer inteligência artificial no lugar das vozes dos atores. Estamos prontos para nos defendermos dessas acusações."
Estrelado por Jake Gyllenhaal, o remake de Matador de Aluguel tem estreia planejada para 21 de março no Prime Video.
Fique de olho por aqui para mais atualizações. Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.