O dublador norte-americano Peter Renaday faleceu no último domingo (8). Conhecido por dar voz ao Mestre Splinter no primeiro desenho animado das Tartarugas Ninja, o ator tinha 89 anos.
- HQ crossover de Naruto e As Tartarugas Ninja ganha capa variante bonitona
- Nova série animada de As Tartarugas Ninja ganha teaser cheio de perigos
De acordo com o Deadline, a causa da morte não foi divulgada, mas suspeitam que ele tenha morrido de causas naturais. O corpo do ator foi descoberto durante uma verificação de bem-estar realizada pelas autoridades.
A notícia foi divulgada por Townsend Coleman, ator que deu voz ao Michelangelo na animação clássica das Tartarugas Ninja. Pelo X (via The Independent), o dublador deu adeus ao amigo:
“Pessoal, estou devastado ao ouvir nesta manhã sobre o falecimento de nosso querido sensei, Peter Renaday, ontem. Pete foi uma das melhores e mais genuínas pessoas que conheci, e vou sentir muito a falta dele. Tive o privilégio de visitá-lo mês passado e ele estava vibrante como sempre. Aos 89, estava carinhosamente bobo, inteligente e talentoso como sempre. Ugh, isso é duro… Uma lenda da Disney e nosso querido Mestre Splinter – descanse bem, meu doce amigo.”
Nascido Pierre Laurent Renoudet em 6 de setembro de 1935, emprestou sua voz a grandes filmes, como Aristogatas (1970), FormiguinhaZ (1998), além de interpretar guardas que servem os principais vilões de Mulan (1998), O Príncipe do Egito (1999) A Estrada para El Dorado (2000) e até Shrek (2001).
Na TV, ele dublou Howard Stark no desenho do Homem de Ferro na década de 1990 e deu voz ao presidente norte-americano Abraham Lincoln em produções como Animaniacs, As Terríveis Aventuras de Billy & Mandy e até Batman: Os Bravos e Destemidos, além de interpretá-lo uma atração nos parques da Disney.
Além disso, deu voz a grandes personagens dos videogames, como Richard Ames em Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (2001), Sean Keanan em Dead Rising (2006), Namor e Odin em Marvel: Ultimate Alliance (2006), além de Duncan em Dragon Age: Origins (2009), Adam Fenix em Gears of War 3 (2011) e Al-Mualim em Assassin's Creed Revelations (2011).
Fonte: Deadline e The Independent