Antes de mais nada, é bom avisar que este texto contém spoilers do último episódio da quinta temporada de Game of Thrones.
Bom, desde os episódios anteriores tem surgido reclamações do pessoal que leu os livros e está vendo a história ser mudada diante dos seus olhos. Olha gente, nem tem tanto problema assim. São mídias diferentes, com ritmos e tempos diferentes. Mudanças precisam ser feitas apesar do nosso prazer em saber o que vai acontecer — mesmo que a gente reclame de spoilers.
E assim como no final da temporada passada, tivemos uma diminuição drástica nos personagens. Myrcella, que não estava lá acrescentando muita coisa, vai acabar servindo para que a fúria dos Lannisters se volte bonito para Dorne. Ainda mais depois da caminhada da vergonha que Cersei teve que passar, o que vai fazer com que ela desconte a raiva no primeiro que der motivo.
Stannis e a mulher não foi surpresa, já que desde o ritual do episódio anterior ficou bem óbvio que as coisas saíram do controle. Mas foi bom ter Brienne finalmente conseguindo cumprir uma promessa, mesmo que para isso ela tenha obrigado a Sansa a se atirar dos muros de Winterfell junto com o Theon, que finalmente se voltou contra Ramsay e ajudou a garota.
E todos estamos torcendo para que a neve tenha sido bem fofa, ou ficamos sem um Stark inteiro, já que Arya ficou cega por ter se precipitado com sua vingança, eliminando o primeiro nome da sua lista. Aliás, tão perturbadora a troca de rostos que eu até agora não entendi quem ficou cego e estou achando que fui eu.
Enquanto Danny provavelmente está conseguindo suas melhores chances de finalmente voltar e retomar os Sete Reinos. Com Tyrion e o Aranha fazendo o que eles faziam de melhor em Porto Real, se ela colocar ordem nos seus dragões e conseguindo aliança com os guerreiros que cercaram, agora ela tem chances.
Finalmente, o grande ponto da discórdia. Jon Snow foi traído e assassinado por uma parte da patrulha da noite e nunca o “You know nothing” fez mais sentido. Todo mundo viu o ataque chegando de longe, menos ele. Agora ele foi deixado lá, sangrando até a morte sobre a neve, fazendo a gente torcer para que Melisandre faça a sua mágica ou que os White Walkers apareçam.
A verdade é que todo mundo quebrou a regra primordial de Game of Thrones e se apegou ao Jon — o que só me faz temer pela vida do Tyrion. Agora é começar as teorias malucas e que venha a próxima temporada!