Recentemente, foi anunciado que a Amazon Studios está negociando para produzir uma série de Mass Effect, o que já dividiu a opinião dos jogadores.
E parece que até David Gaider, ex-roteirista dos jogos da franquia, não é muito fã da ideia. Em postagens no Twitter, o desenvolvedor expressou preocupação em como a produção abordaria as características dos games.
O maior problema, segundo Gaider, é que a série é uma "mídia passiva", então teria que estabelecer um protagonista e uma única narrativa. Essa ideia já bateria de frente com a maneira que as coisas acontecem nos jogos: por lá, você cria seu personagem e molda sua própria história.
"A série terá que escolher se o protagonista será masculino ou feminino. E, pronto, logo de cara você vai desagradar uma parte dos fãs. [...] Os protagonistas são criados como um quadro branco, que é preenchido pelas decisões do jogador. Mas o protagonista terá sua própria personalidade... e sua própria história na série. Isso é esquisito."
Gaider ainda reforça a ideia com os personagens secundários da franquia, que traçam diferentes arcos narrativos — e podem gerar até romances — com base nas ações dos jogadores.
"Os fãs são muito apegados a eles. Agora considere que não há como mostrar todos. Imagine quantos ficariam decepcionados com seus companions sendo deixados de fora. [...] Porque, para manter a coerência, a série terá que mostrar apenas alguns personagens e manter um romance", completou.
Por fim, o roteirista explica que apoia a série ter uma história original, sem depender dos jogos, para ter sucesso. Mas que, ainda assim, se preocupa de acabar como uma "série de fantasia e ficção científica genérica".
- Novo jogo de Mass Effect ganha pôster misterioso
- Austin Powers invade Mass Effect e o resultado é incrível
Desenvolvida pela BioWare, a franquia Mass Effect teve seu primeiro título lançado em 2007. Na trama, o comandante Shepard é um soldado de elite enviado em missões para explorar a galáxia.
Desde então, a série ganhou sequências e títulos derivados, entre 2010 e 2017. O lançamento mais recente é Mass Effect Andromeda. O sucesso também fez a história de Mass Effect ganhar adaptações em livros e quadrinhos.